sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Mês da Consciência Negra - leituras, reflexões e belezuras literárias (10)

Mês da Consciência Negra - leituras, reflexões e
belezuras literárias (10)

Neste mês de novembro/2019, 
em celebração ao Mês da Consciência Negra,
o blog Construindo Pasárgada do PMBFL compartilha 
uma série de postagens publicadas no bom dia do face do
Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.
Trazemos a Literatura, biografia, sites e vídeos 
de Escritoras e Escritores Negras/os
para promover leituras, reflexões e belezuras literárias.
Tentamos priorizar Poetas de Pernambuco.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1372682576152482&set=t.100005900224086&type=3&theater

O bom dia do PMBFL é com Lia de Itamaracá
Maria Madalena Correa do Nascimento. Pernambucana, nascida e criada na Ilha de Itamaracá, onde vive há mais de 75 anos. Trabalhou e se aposentou como merendeira escolar. Sua trajetória artística é longa com altos e baixos, desde que começou, ainda, criança. “Descoberta” nos anos de 1960, pela pesquisadora da Cultura Popular e cantora Teca Calazans: “esta ciranda quem me deu foi Lia que mora na Ilha de Itamaracá...” A Ciranda, dança litorânea, já acontecia na praia de Jaguaribe, com moradores e turistas.
A Rainha da Ciranda recebeu vários títulos: Patrimônio Vivo de Pernambuco (desde 2005) e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2019).
"É com muito carinho que eu recebo esse título, como reconhecimento do meu trabalho. Na cultura, na música, em tudo o que eu posso ter direito de um dia fazer. Agradeço a todos os que me deram esse prêmio. Me sinto muito honrada e feliz porque não é todo dia que eu recebo um prêmio desses, mas Deus disse 'espere'. Eu esperei e estou aqui."

 
 O Centro Cultural Estrela de Lia, na Ilha de Itamaracá, é um sonho em constante processo de realização, pois desativado por anos e em 2014, desabou a palhoça principal devido às fortes chuvas. Além de apresentações, o espaço propõem viabilizar atividades educativas como oficinas de percussão, fotografia e artesanato.
Sites de/sobre Lia de Itamaracá:


Site das músicas de Lia de Itamaracá:

Vídeos com Lia de Itamaracá:

Nenhum comentário:

Postar um comentário