quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Mês da Consciência Negra - leituras, reflexões e belezuras literárias (2)

Neste mês de novembro/2019, 
em celebração ao Mês da Consciência Negra,
o blog Construindo Pasárgada do PMBFL compartilha 
uma série de postagens publicadas no bom dia do face do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.
Trazemos a Literatura, biografia, sites e vídeos 
de Escritoras e Escritores Negras/os
para promover leituras, reflexões e belezuras literárias.
Tentamos priorizar Poetas de Pernambuco.


06.11.2019 (quarta-feira)

O bom dia do PMBFL é com Inaldete Pinheiro. Inaldete Pinheiro de Andrade. Natural de Parnamirim/RN. Vive no Recife desde a juventude. Com formação acadêmica na área de Saúde: Enfermagem, Serviço Social e Administração Hospitalar (Mestrado) pela UFPE. Uma das fundadoras do Movimento Negro, retomado na década de 1970. (Alguns historiadores consideram o Movimento Negro originado a partir das lideranças quilombolas do Brasil colônia). Escritora, sua bibliografia está voltada para o ensino da História e das Culturas Africanas e Afro-brasileira, consolidando sua participação e militância pela igualdade racial e respeito às diferenças.

BASTA
Inaldete Pinheiro

Chega, doutor, chega, repito
Eu não sou espécie para laboratório
Eu não sou nenhuma coisa rara
Para você me pesquisar
Não me veja como exótico
Não me persiga como caça
Não me use para se afirmar

Chega, doutor, eu grito
Já se vão quinhentos anos
De continuado sadismo
De tamanha exploração
Você que se diz civilizado
Você que se diz humano
Você que se diz cristão

Me deixa livre, doutor, exijo
Você já mentiu aos quatro cantos
Você já enriqueceu as minhas custas
Você já me destruiu demais
Você já provocou muitos prantos
Você já fez tantas putas
E deixou outros sem pais

Se convença, doutor, atenção
Não me interessa ser como você
Eu tenho referência... eu sei de mim
Posso me olhar orgulhosa
Não vou usar da sua covardia
Eu sei que você tem medo
Medo do chicote bater de volta

Não lhe peço nenhuma licença
Não impeça o meu caminho
Procure outros estudos para você
Porque não estuda sua pessoa
Dotada de tanta malícia
Mente venenosa e hipócrita
Que vive para mal me fazer?

Você que criou o céu e o inferno
Que para o céu vão os seus
E para o inferno vão os meus
Devolva todos os meus direitos
Você vai me aguentar aqui mesmo
Não sou peça para os seus museus.

(Recife, outubro, 1982)
https://www.recantodasletras.com.br/poesias/6613110


Links sobre Inaldete Piheiro:


Vídeos com Inaldete Pinheiro:


Crédito da imagem:




O bom dia do PMBFL é com Joaninha Dias. Pernambucana. Professora das Redes Municipais de Ensino de Recife e de Jaboatão dos Guararapes. Escritora, Poeta e Contadora de Histórias. Autora do caderno de atividades pedagógicas afrocentradas, publicado pela Rede de Mulheres Negras de Pernambuco. 
"É preciso conhecer o seu lugar de origem, para poder reconhecer o seu lugar de direito: África em nós!"

Sites de Joaninha Dias:                                                                https://www.facebook.com/joaninhadias1983?epa=SEARCH_BOX

Nenhum comentário:

Postar um comentário