terça-feira, 19 de novembro de 2019

Mês da Consciência Negra - leituras, reflexões e belezuras literárias (7)

Mês da Consciência Negra - leituras, reflexões e 
belezuras literárias (7)

Neste mês de novembro/2019, 
em celebração ao Mês da Consciência Negra,
o blog Construindo Pasárgada do PMBFL compartilha 
uma série de postagens publicadas no bom dia do face do
Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.
Trazemos a Literatura, biografia, sites e vídeos 
de Escritoras e Escritores Negras/os
para promover leituras, reflexões e belezuras literárias.
Tentamos priorizar Poetas de Pernambuco.

 O bom dia do PMBFL é com Odailta Alves. Odailta Alves da Silva. Pernambucana. Professora. Poeta. Atriz. 

CLAMOR NEGRO
Odailta Alves

Que minha cor
Não seja motivo de xingamento
E emudeçam os tons pejorativos
Que me causam sofrimento

Que meu passado
Não me plante na escravidão
E nunca esqueçam
Que fui escravizada
Mas escrava: NÃO

Que as chibatadas só
Nos livros de História
Sejam  lembradas
E junto também venham
Os heróis e as vitórias:
Zumbi, Dandara, Malês,
José do Patrínio, Benguela, Mahin, a glória

Que meus cabelos
Sejam inocentados
Do crime que não cometeram
Não mataram
Não roubaram
E são ruins?
Coitados...
Que nada!
São lindos, cacheados,
Crespos, pretos,
Castanhos, enrolados

Que por minha boca
Eu Jamais seja chamada
De bicuda, beiçuda
Meus lábios carnudos
Sentem a sede de justiça
Não feita com sangue
Mas de oportunidades
Gritam constantemente:
Respeito – dignidade
Saúde – dignidade
Educação – dignidade
F-A-C-U-L-D-A-D-E

Meu nariz?
Não é afilado...
Por isso é feio?
NÃO!
Ele é modelado,
Está dentro do meu
Padrão de beleza
Que você com sua frieza
Insiste em rejeitar

Minha pobre avó
De olhar agateado
Às vezes, esfomeado
Ou triste... discriminado
Sempre a olhar os pés
PRETA!
Não tinha orgulho
Deveria mirar o chão
Ensinaram-lhe que a saída
Era casar com branco
Clarear a família
Triste ilusão
Graças a meu Deus Negro
Nascemos tal qual vovó
Mas junto também nasceu
Em minha veia
Dado um nó
Algo que não se desfaz
O orgulho de ser negra
De pele e alma negra
E baixar os olhos: JAMAIS!

À Literatura
Odailta Alves

As palavras tocam minha alma,
 com o afã de mãos apaixonadas
 e ao sentir-me beijada por cada texto,
 estremeço e explodo de desejo
de mais... mais leituras do mundo,
mais leituras de mim...
 me acho e me perco entre as letras...
 me componho e me fragmento nas horas mortas,
 quando tudo parece falecer
e a Literatura resgata-me do túmulo.

Sites de/sobre Odailta Alves:

Vídeos de Odailta Alves:

Crédito das imagens:


Nenhum comentário:

Postar um comentário