quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Férias- Sugestão de leitura para jovens e adultos

 Leitura para jovens e adultos

Mês de férias, tempo sobrando...

Que tal colocar a leitura em dia?

Temos algumas sugestões. A lista foi feita aleatoriamente, com livros para todos os gostos, com escritoras(es) locais e de outros países.


1- Ensaio sobre a cegueira, romance de José Saramago, que coloca as leitoras e leitores no meio de uma epidemia que provoca a cegueira e traz à tona  o "eu" de cada pessoa que estava em quarentena;

 

 2- Ecos da resistência, coletânea poética organizada por Érica Montenegro de Mélo e Maria José Arimatéia, do coletivo Teia Literária.

 

3- O corsário negro, de Emilio Salgari e traduzido por Maiza Rocha. História de aventuras de piratas, que envolve romance, amor impossível, batalhas e vingança;

 

4- Minha história: Michelle Obama, autobiografia da primeira dama dos Estados Unidos entre 2009 e 2017, traduzida por Débora Landsberg, Denise Bottmann e Renato Marques. 

 

5- Novelas exemplares de Miguel de Cervantes, contado por Rosa Navarro Durán, ilustrado por Francesc Rovira e traduzido por Eduardo Cezar Maretti. Histórias não lineares, com enredos às vezes controversos, acontecimentos inesperados e muita ironia;

 

6- A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne, traduzido por Cecília Gouvêa Dourado e ilustrado por Alessandro Baldanzi. A história se passa na cidade de Salem, nos Estados Unidos, no final do século XVII e retrata uma sociedade puritana, intolerante e hipócrita, destacando a força e coragem de uma mulher.

 

7- Os três mosqueteiros, escrito por Alexandre Dumas, traduzido, por Franciscus De wiel e ilustrado por Giani. Romance cheio de aventuras, intrigas, desafios de espada, que se passa na França do século XIII, com personagens cheios de humor.

 

8- A marca de uma lágrima, do escritor Pedro Bandeira, que conta os dilemas da adolescente Isabel, tão parecidos com os das meninas da mesma idade.

Boa leitura!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário