sábado, 24 de setembro de 2011

PMBFL e a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

24/09/2011 (sábado)

No stand da Prefeitura do Recife, sob a coordenação do PMBFL-Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, a programação prevista para o dia 24/09/2011.

DATA

ATIVIDADE

MANHÃ

TARDE

NOITE

24/09

sábado

Contação de História

Ísis Fragoso

MEDIADORES

Cláudia Magalhães R. dos Santos

(O dragão tem um problema) *

Rosângela Lopes da Silva

(O leão e o atalho * / Como o picapau enganou a raposa)

MEDIADORES

Renato José da Silva Araújo

(Festa no céu e festa no mar)

Jucelino Reis Barbosa

(Dia de chuva /A árvore vermelha)




Programação da Bienal conforme site

http://www.bienalpernambuco.com/24-de-setembro-sabado

10:00 Seminário das Academias de Letras de Pernambuco - Sessão de trabalhos literários da Academia de Letras de PE. Participação: Academia Olindense de Letras – Manoel Neto Teixeira, Academia de Letras e Artes do Nordeste – Ana Maria César, Academia de Artes e Letras de Pernambuco – Tereza Magalhães, Academia Recifense de Letras - Lucilo Varejão Neto, Academia de Letras, Artes e Ciências de Olinda – Carlos Severiano Cavalcanti, Academia Caruaruense de Letras – Onildo Almeida, Academia de Letras e Artes de Gravatá – Teresinha Gomes, Academia Camaragibense de Letras - Francisco Chagas, Academia de Letras de Garanhuns - João Marques, Academia de de Letras e Artes de Paulista - Elizabeth Brant Feijó, Academia Afogadense de Letras - Antônio dos Anjos Mendes, Academia Serra-talhadense de Letras - Itamar Inácio Freire, Academia Pesqueirense de Letras e Artes - Leonides Caraciolo, Academia de Letras de Bezerros – Ronaldo Souto Maior, Academia Escadense de Letras - Sevatil Lobo de Siqueira, Academia Cabense de Letras, no Auditório Ribeira.

10:00 Laboratório SESC de Autoria – Oficina de Crítica Literária com Frederico Barbosa (PE/SP), no Círculo das Ideias.

11:00 UNICAP – 60 ANOS – Imprimindo Humanismo e Cidadania: “Lavoura arcaica: o filho pródigo na obra de Raduan Nassar”, com o Prof. Dr. Cláudio Vianney Malzoni, no Auditório Brum.

11:00 Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – Leitura acessível, no Café Cultural.

12:00 “Cadeia produtiva do livro e seus desafios”, com Rodrigo Sushi, Editora Paés, no Café Cultural.

13:00 “O lugar da Leitura na Educação Infantil: Leitura e desenvolvimento infantil na perspectiva das professoras”, Secretaria da criança e da juventude de Pernambuco. Curadoria: Carminha Bezerra, no Círculo das Ideias.

13:00 “A Linguagem do Teatro para a Infância” (minicurso). Facilitador: Adriano Marcena (Dramaturgo), no Auditório Brum.

14:00 Duas em Pontos – Pontos de Leitura de Pernambuco e Paraíba - Programa MAIS: Manifestações de Arte Integradas à Saúde/Centro de Formação de Professores Paulo Freire, no Círculo das Ideias.

14:00 Oficina Livro na Hora, no stand da REleitura.

14:00 Seminário das Academias de Letras de Pernambuco, no Auditório Ribeira.

14:00 “Interfaces da literatura: Grande Sertão Veredas e A Divina Comédia”, com Artur Ataíde e Gibson Monteiro, no Café Cultural.

15:00 Painel sobre Literatura de Cordel, com Maria Alice Amorim e Arnaldo Saraiva, no Café Cultural.

15:30 Biblioteca Pública do Estado – Sarau Lítero-Musical: “O Poeta e o Historiador da Liberdade: Mauro Mota e Amaro Quintas”, com Marly Mota e Paulo Gustavo de Oliveira. Abdias Moura, Antônio Paulo Rezende e Fátima Quintas, no Círculo das Ideias.

16:00 “Politicamente incorreto é o escambau”, palestra de Duda Teixeira sobre o Guia Politicamente Incorreto da América Latina, no Café Cultural.

16:00 “SECRETARIA DE EDUCAÇÃO” Mesa de abertura, com o Secretário de Educação: Prof. Anderson Gomes, no Auditório Brum.

17:00 “As raízes culturais brasileiras no universo de Câmara Cascudo”, com Anna Maria Cascudo Barreto, no Círculo das Ideias.

17:00 “Os desafios de escrever para jovens leitores”, conversa com os autores Enderson Rafael, Tammy Luciano e Patrícia Barboza, no Café Cultural.

18:00 Poesia e o Prêmio Moacyr Scliar – Participante: Ricardo Silvestrin (Diretor do Instituto Estadual do Livro – RS). Mediação: Herlon Cavalcanti, no Círculo das Ideias.

18:00 “Literatura: conversa de meninos e meninas”, com Thalita Rebouças e Marjones Pinheiro, no Auditório Brum.

18:00 “E por que publicar em tempos de penúria?”, com Pedro Salgueiro, Lau Siqueira e Rogério Pereira, no Café Cultural.

19:00 “Não alimente a escritora: linhas limítrofes entre poesia e performance”, com a escritora Telma Scherer (RS), no Café Cultural.

19:00 Cine SESC, Natureza e paisagem afetiva em Manoel de Barros. Sessão “Só Dez por Cento é Mentira” (BR, 2010, DOC, 76’) – Direção: Pedro Cezar, no Auditório Ribeira.

19:00 “Literatura, novas mídias e outras mentiras”, com Antonio Prata e Samarone Lima, no Círculo das Ideias.

20:00 “Calle Amazonas: a alma humana na selva”, com Bernardo Gutiérrez e Vandeck Santiago, no Círculo das Ideias











4 comentários:

  1. E qual o dia de formação para os mediadores?

    ResponderExcluir
  2. Quando será o dia da formação para mediadores, dentro da Bienal?

    ResponderExcluir
  3. Não haverá formação específica para Mediadores/as de Leitura do PMBFL na Bienal. Alguns/mas mediadores/as foram selecionados para participar do evento no encontro do dia 15/09/2011, quando contaram histórias, conforme solicitação de pauta divulgada no convite postado nos blogs. Alguns/mas mediadores/as acompanharão grupos de estudantes em visita à Bienal ou como participantes nas atividades culturais. Havendo interesse e disponibilidade de tempo (sem comprometimento com o horário de mediação de leitura na escola) há uma programação variada e interessante em todos os dias da VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Ver site www.bienalpernambuco.com (toda a programaçao) e nos blogs construindopasargada.blogspot.com ou construindopasargada.wordpress.com (programação diária).
    PMBFL

    ResponderExcluir
  4. Entendi. Então a formação referente ao mês de outubro, será marcada ainda?!

    Obrigada.

    ResponderExcluir