segunda-feira, 26 de setembro de 2011

INCLUSÃO NA BIBLIOTECA NARCISO DO BANJO







BIBLIOTECA NARCISO DO BANJO (Escola Municipal Novo Pina)
Trabalho com o projeto didático com o tema A DIVERSIDADE HUMANA E SOCIAL É A MARCA PRINCIPAL DA VIDA EM COMUNIDADE.
Participantes: Estudantes e professoras das turmas da Educação Infantil e 1º e 2º Ciclos de Aprendizagem da Escola Novo Pina.
Objetivo: Envolver todos os estudantes e professoras no movimento de inclusão educacional e social das pessoas com necessidade especial, adotando a inclusão como uma prática no cotidiano da escola.
Período: 23 de agosto a 23 de setembro/2011.
Realização: Parceria da Biblioteca Narciso do Banjo com a Sala de Recursos Multifuncionais, tendo como participante especial a professora recém aposentada Maria Betânia Duarte.

O trabalho foi iniciado com uma contação da história UM AMIGO DIFERENTE? da autora Claudia Werneck. Em seguida, foi realizado um sociograma separando as crianças em diferentes grupos e reagrupando-as de acordo com as semelhanças que tinham entre si.
Num segundo momento foi realizada a leitura do livro NEM SEMPRE POSSO OUVIR VOCÊS, obra escrita por Joy Zelonky, com tradução e adaptação de Fernando Lopes. Posteriormente, foi apresentado um banner com dez dicas para prevenir a surdez.
Ainda tivemos a visita em nossa escola de dois professores da Escola Estadual Barbosa Lima que vieram acompanhados de seis alunos com deficiência auditiva e apresentaram algumas estratégias de mediação do conhecimento utilizados em sala de aula.
Finalizando o trabalho de inclusão social, foi exibido para todas as crianças uma sessão de cine pipoca com o filme O CISNE APAIXONADO, sendo também distribuído para toda a escola o alfabeto em libras.
O trabalho foi realizado paulatinamente com a participação de todas as turmas em cada uma das fases supracitadas, sendo nos turnos da manhã e da tarde.
Ao concluir este trabalho, fizemos uma avaliação de que o projeto foi bastante produtivo, tendo uma grande receptividade das crianças e de todo o corpo docente. Perecebeu-se que o papel da escola de sensibilização em relação à inclusão foi alcançado com sucesso notável.










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