segunda-feira, 13 de maio de 2019

Solano Trindade e sua poesia


O bom dia do PMBFL é com a poesia de Francisco SOLANO TRINDADE. Pernambucano. Poeta.  Folclorista. Ator. Cineasta. Ativista do Movimento Negro. De família humilde. Autodidata e leitor compulsivo. A Cultura Popular, em suas múltiplas vertentes,  influenciou sua obra e a sua própria biografia. No Circuito da Poesia, no Pátio de São Pedro, bairro de São José, fica sua estátua. Homenageando o criador da poesia assumidamente negra do Brasil.
“A minha poesia continuará com o estilo do nosso populário,
buscando no negro o ritmo, no povo em geral as reivindicações sociais
e políticas e nas mulheres, em particular, o amor.
Deixem-me amar a tudo e a todos”
Solano Trindade
 
 Sou Negro
Solano Trindade

Sou negro
meus avós foram queimados
pelo sol da África
minh’alma recebeu o batismo dos tambores
atabaques, gongôs e agogôs
Contaram-me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço
plantaram cana pro senhor de engenho novo
e fundaram o primeiro Maracatu

Depois meu avô brigou como um danado
nas terras de Zumbi
Era valente como quê
Na capoeira ou na faca
escreveu não leu
o pau comeu
Não foi um pai João
humilde e manso
Mesmo vovó
não foi de brincadeira
Na guerra dos Malês
ela se destacou

Na minh’alma ficou
o samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação



Canta América
Solano Trindade

Não o canto de mentira e falsidade
que a ilusão ariana
cantou para o mundo
na conquista do ouro
nem o canto da supremacia dos derramadores de sangue
das utópicas novas ordens
de napoleônicas conquistas
mas o canto da liberdade dos povos
e do direito do trabalhador...


Sites sobre Solano Trindade:
https://pelorecife.com.br/circuito-da-poesia/
https://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2014/05/11/internas_viver,503082/para-nao-esquecer-o-poeta-solano-trindade.shtml

Créditos das imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário