quinta-feira, 24 de novembro de 2016

I Seminário de Mediação de Leitura: contos, encantos e encontros no fazer literário


I Seminário de Mediação de Leitura:
contos, encantos e encontros no fazer literário
  

Agora já lembrança afetiva. E quanto momento pra não esquecer!
Desde o primeiro pensamento ousado de fazer um seminário ao ponto final de uma pauta pensada e vivida em dois dias intensos de, como o próprio tema propõe contos, encantos e encontros no fazer literário nas bibliotecas escolares do Recife. Momento mais que especial, no ano dos dez (10) anos do PMBFL.

 
A EFAER foi preparada previamente para acolher o público participante: Professoras e Professores de Biblioteca do PMBFL, uma vez que o Seminário foi considerado a formação de novembro. Foi solicitado, também, que as escolas enviassem um representante para participação, mesmo que não tivesse Professora de Biblioteca.

No credenciamento foi entregue ao participante, um bloquinho, caneta, lápis e borracha. Um marcador de livros. E mensagens a escolher. Mimos criativos por Bárbara Virgínia.



16/11/2016 - Manhã

Na fala de abertura, a Professora Cristiane Maria enfatizou que o seminário compôs a programação anual do PMBFL-Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores e que possibilitava uma reflexão sobre o ato de ler nos diversos espaços da cidade, pois que focava no diálogo entre pesquisador, autor e professor. “A mediação aqui é compreendida a partir do conceito vigotskyano como experiências do meio, transformadas por um agente mediador com suas intenções, cultura e envolvimento emocional. Os contos, como universo da literatura infanto-juvenil, que trazem em seu enredo o encanto do sonhar, criar, valorar, humanizar. Por fim, esse seminário se constitui em um encontro de ideias e ideais que podem contribuir para formação de leitores na cidade do Recife.”
 
A Apresentação Cultural foi com professora Ariane Ravelle
da E.M. Professor João Francisco

A primeira mesa abordou o tema Formação de Leitores como objeto de pesquisa e “apresentou estudos e/ou projetos de pesquisas e/ou extensão acadêmica que refletem sobre a leitura como base para o desenvolvimento dos estudantes, sua autonomia e independência, bem como as condições favoráveis para a prática de leitura e sua incursão no mundo literário.”

Mesa: Formação de Leitores como objeto de pesquisa
Mediação da Professora e Pesquisadora Edite Marques de Moura - PCR

Maria Helena Dubeux – CEEL/UFPE

 
Bárbara Elizabeth Souza Nascimento – UFPE

 Helen Regina Freire dos Santos – CEEL/UFPE

   
16/11/2016 - Tarde

A Apresentação Cultural foi com a Professora Bárbara Virgínia, da equipe do PMBFL, com contação de história.

A segunda mesa do Seminário foi sobre o tema Eventos Literários e formação de leitores. “O termo evento aqui se contrapõe a concepção de algo imprevisto ou incerto. Nessa mesa, eventos literários traz a ideia de algo que está programado com antecedência e que, por seu êxito e sucesso, tornou-se um acontecimento que se repete e tem repercussão significativa na formação do leitor, seja no âmbito da escola,  seja na cidade.”

 
Mesa: Eventos Literários e Formação de Leitores
Mediação da Professora de Biblioteca e Equipe do PMBFL Cristiane Mª Gonçalves Soares - PCR

 
 Professora de Biblioteca Jacqueline Mª Pereira M. Oliveira - E. M. Sede da Sabedoria

 
 Professora de Biblioteca Fabíola Siqueira - E. M. Oswaldo Lima Filho 

 
 
Lúcia Roberta Guedes Alcoforado - Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco

 
Iana Cláudia Leandro Marques - Fundação de Cultura da Cidade de Recife


Finalizando a programação da tarde de quarta-feira, foi apresentado o Momento da Escritora “pensado como forma de relato de pessoas que se tornaram escritoras sobre seu processo de criação, do ofício da escrita, suas motivações, suas obras e o processo de publicação/mercado”.
 

Professora Érica Montenegro – Professora de Biblioteca e Escritora



17/11/2016 - Manhã

Segundo Paulo Freire, “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, a mesa que vamos formar agora será diferenciada das demais porque se constitui de muitas pessoas falando sobre o mundo imediato (bairro) como ponto de partida para compreensão da história da cidade. Vamos compor com oito professoras de biblioteca, a FUNDAJ e a Fundação de Cultura.
A observação dos fatos e fenômenos que acontecem no entorno do lugar em que moramos é um primeiro passo para a compreensão de nossa história, a história da cidade e das possibilidades de fazê-la um lugar cada vez melhor de se estar.
Nessa mesa, o bairro não é apenas uma parte em que se divide uma cidade, mas território do viver, fazer, sonhar, sentir e conhecer. Daí surge a parceria do PMBFL com a FUNDAJ, tendo como objetivo construir registro memorial do bairro de cada escola sob a percepção dos estudantes e a responsabilidade das professoras de biblioteca.
Num olhar mais amplo sobre a cidade, temos a Fundação de Cultura do Recife, que tem publicado em sua Agenda Cultural artigos que tratam da história dos bairros do Recife a exemplo do “Meu bairro... Moro aqui”, representada por Manoel Constantino Filho.”


Mesa: Interagindo com a História do seu bairro
Mediação do Professor/Historiador Jair Santana - PCR

Nadja Tenório - Biblioteca Blanche Knopf / FUNDAJ

 
Jornalista Manoel Constantino Filho - Fundação de Cultura Cidade do Recife/Agenda Cultural

Projeto Interagindo com a História do seu bairro uma parceria da FUNDAJ com o PMBFL. Os textos escritos pelas Professoras de Biblioteca foram inclusos no Pesquisa on Line, no site da Fundação.
  
Professora Analice Albuquerque – E.M. do Coque no bairro do Coque

 
 
 Professora Érica Montenegro – E.M. do Coque no bairro do Coque

 
 
Professora Erijane Pereira Gonçalves – E.M. Compositor Capiba
no bairro doTorreão

 
 
Professora Alessandra Maria Venceslau – E.M. Nadir Colaço
no bairro da Macaxeira

 
 
Professora Jaqueline Campelo de Farias – E.M. Nadir Colaço
no bairro da Macaxeira

 
 
Professora Isabel Cristina Vasconcelos – E.M. Arraial Novo do Bom Jesus
no bairro dos Torrões

 
 
Professora Monaja Cristina de Oliveira – E.M. do Sancho
no bairro do Sancho

 
Professora Rosália Cristina da Silva – E.M. Waldemar Valente
no bairro de Jardim São  Paulo

 
 
Professora Walquíria Guimarães – E.M. Novo Pina no bairro do Pina


Apresentação Cultural com professora Irani Santana da Silva – da PCR.




17/11/2016 - Tarde

Apresentação Cultural da professora de biblioteca e escritora Analice Albuquerque.
 Professora de biblioteca e escritora Analice Albuquerque - E.M. do Coque

A quarta mesa do Seminário tematizou sobre Espaços promotores de leitura e seus encantamentos. “Os espaços promotores de leitura como lugares que se impulsionam de forma sedutora e mágica, portanto o gosto pela leitura é como definimos essa mesa. Observamos que o estímulo ao ato de ler ultrapassa o meio familiar e os muros da escola e outras instituições sociais surgem com a concepção ampliada de suas funções na sociedade, inserindo atividades que contribuem para a formação do leitor. Organizações públicas e privadas como universidades, bibliotecas, livrarias e organizações não governamentais passam a exercer, dentro da especificidade de público e de serviço de cada uma, um papel social significativo na formação do leitor”.
 

Mesa: Espaços promotores de leitura e seus encantamentos
 Mediação Ivana de Araújo Cavalcanti Silva – coordenadora do PMBFL

  Professora de Biblioteca Graça Nogueira  E.M. Nilo Pereira




 Professora de Biblioteca Vanda Maria  E.M. Nilo Pereira
 Paula Alves coordenadora da rede de bibliotecas do Sesc

 Reginaldo Pereira - Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares

   Taciana Valença - Livraria Jaqueira

 Momento do Escritor(a): Esse momento foi pensado como forma de relato de pessoas que se tornaram escritoras sobre seu processo criação, do ofício da escrita, suas motivações, suas obras e o processo de publicação/mercado.


 
 
Letícia Lins – Jornalista e escritora

 
Lenice Gomes – Escritora e Contadora de História


Galeria de fotos

 
Exposição dos livros artesanais produzidos pelos estudantes participantes do Projeto Interagindo com a História do seu Bairro,
parceria da FUNDAJ e PMBFL.

3ª edição do Projeto Marcas da Literatura,
idealizado pela Professora Maria Rosário Menezes, do PMBFL.

 
 Sorteios de pequenos mimos


Participações e depoimentos... 


“Eu gosto de delicadeza. Seja nos gestos, nas palavras, nas ações, no jeito de olhar, no dia-a-dia e até no que não é dito com palavras, mas fica no ar.”
Manuel Bandeira




4 comentários: