quarta-feira, 16 de maio de 2018

MÃE, MULHER E LITERATURA

COISAS DE MAINHA


 Entre às comemorações de Maio destacam-se o
 Dia das Mães, no segundo domingo do mês 
e o Dia da Língua Portuguesa, em 5.

Livros que fizeram parte de kits Manuel Bandeira para estudantes da Rede Municipal de Recife.

 
Bisa Bia, bisa Bel. Ana Maria Machado. Ilustrações de Mariana Newlands. Editora Salamandra.

Bel é uma menina cheia de imaginação e questões. A partir de um velho retrato, ela desenvolve um relacionamento imaginário com a bisavó e com sua futura bisneta. 
Passado e futuro, real e fantasia se misturam permitindo perceber-se mudanças no papel da mulher na sociedade, ao longo do tempo.


 

Mulheres de coragem. Ruth Rocha. Ilustrações de Teresa Berlinck. Editora Salamandra.

Ruth Rocha reconta histórias de tempos antigos, em que mulheres fortes e audaciosas, Mulheres de Coragem, destoavam dos costumes da época. Sem perder o encanto feminino essas mulheres desafiam as regras que lhes foram impostas.




Vovó tem Alzha... o quê? Veronique Van den Abeele, Ilustrações Claude. Tradutor Luis Camargo. FTD.

Camila e sua avó sempre foram muito unidas. Com muitas histórias compartilhadas, passeios, canções e fotografias. Um dia Camila percebeu que algo mudou. Sua avó passou a fazer coisas estranhas e a confundir nomes... Era o mal de Alzheimer e agora era ela, a vovó, quem precisava de cuidados e atenções especiais.



Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas. Ricardo Azevedo. Cia das Letrinhas.

Não sabendo nada sobre ela, a não ser uma ou outra
coisa observada à distância, seis amigos imaginam como é a velhinha. Que tipo de vida leva, como passa o tempo dentro de casa, o que fez quando era moça, etc. Cada um deles tem um modo de ser e de imaginar; cada um deles tem um ponto de vista - e é por isso que uma velhinha pode parecer tantas coisas ao mesmo tempo.







Tia Filó. Elita Ferreira. Editora Bagaço.

Recomeçar... Como é difícil! Ainda mais sem a presença da pessoa amada, parceira e companheira de tantos anos... Era assim que se encontrava Tia Filó, com uma tristeza profunda, uma saudade imensa... Mas através da amizade,  percebe que a vida continua e que os sonhos e as lições de solidariedade de seu querido Júlio não poderiam ter sido em vão! Assim Tia Filó encontrou novas formas de distribuir amor.






Coisas de mãe. De Silvia Alves. Ilustrações: João Caetano.  Paulinas.

Amor entre filha e mãe, expresso em diferentes situações do cotidiano. Em especial nas canções e histórias, que encantam e seguem vida afora.





A caligrafia de dona Sofia. André Neves. Paulinas.
Dona Sofia é uma senhora muito especial e simpática. 

Dona Sofia é uma professora aposentada, que mora sozinha e adora ler, especialmente poesia. Decorou todas as paredes de sua casa com seus poemas preferidos para que não ficassem escondidos nos livros e pudesse relê-los sempre. Na falta de espaços nas paredes, resolveu fazer cartões poéticos que seu amigo, o carteiro Ananias, entregava. A poesia vai tomando conta da vida de todos, com sensibilidades e belezuras.


 E agora, mãe? Isabel Vieira. Moderna.

 O que acontece quando Jana, garota de 14 anos, engravida? Decidir ter o filho, com ou sem a ajuda das famílias. Sozinha, Jana opta por fazer aborto. Na hora h, decide criar seu filho. A gravidez de Jana e a fuga de Ivan são a principal fonte de fofocas e preconceitos da cidade pequena onde vive. As amigas se afastam, pressionadas por pais e mães zelosos. Jana abandona a escola, pois cuidar da filha Gabriela não é tarefa fácil fácil. E o sonho de ser bailarina, definitivamente,vai ficando  para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário