terça-feira, 28 de junho de 2011

Relatório de um mediador de leitura (experimentação)

Olá, a todos! É minha primeira postagem aqui no nosso blog e, nesse caso, estou fazendo a pedido de Telma Regina e Ana Helena que me incentivaram a postar parte do meu relatório, ou da ideia do mesmo. Este relatório se referiu ao mês de abril e maio, onde tentei expressar minhas primeiras impressões do "todo" no tocante ao nosso trabalho na área de educação, tentando destacar alguns sucessos e fracassos; algumas ideias; e a vivência no nosso meio: a Escola/Biblioteca.
Eu o dividi em três partes as quais chamei de "O início", "O cotidiano" e "A continuação".
"O início", como a própria palavra sugere, trata do começo do mediador de leitura no meio escolar - obviamente, eu - e nele coloquei minhas dúvidas, anseios, receios, perspectivas e questionamentos de como fazer o nosso trabalho começar a funcionar, crendo que a maioria das minhas indagações fossem parecidas com as dos mediadores de leitura na mesma situação, pois, para mim, trata-se do meu primeiro estágio na área de educação.
No "O cotidiano" trago o trabalho sendo realizado, os acertos, os erros, o que, de fato, deu certo e o que não deu certo. Fiz referência a todos os obstáculos que enfrentamos e, também, ao que nos cabe fazer que nos toma tempo e dedicação como, por exemplo, familiarizar-se com o acervo da biblioteca - parece-me uma tarefa infindável - à medida que não para de chegar livros. E ainda, ressaltei a fraca educação dos alunos - a chamada "educação de berço" - no sentido do respeito tanto ao colega de classe, como aos professores, estagiários e profissionais do âmbito escolar - esse é, para mim, sem dúvida, o nosso grande vilão.
"A continuação" é apenas o fechamento do relatório, porém, seu título, mais do que o corpo do seu texto - que é bastante reduzido -, me passa a sensação do espírito que tem que ser empreendido pelo mediador de leitura: o de sempre querer progredir e não deixar-se esmorecer com as pequenas, ou grandes, frustrações do dia-a-dia na escola. Pois, sabemos da nobreza da proposta do PMBFL, mesmo que existam aqueles que entraram pelo fator financeiro (a bolsa de auxílio), ou mesmo para ter uma experiência no currículo, pois acredito que não há como não se empenhar em fazer tarefa tão nobre que é a de dar uma contribuição, nessa oportunidade, a rede de educação, tão carente em vários sentidos, da nossa cidade, porém, mais ainda, pelos alunos/crianças.
Vamos tentar nos unir e fortalecer o grupo (PMBFL) cada vez mais, é o que desejo e espero que aconteça conosco, pois com toda certeza será mais um fator positivo - já que temos tantos negativos - no nosso desafio! Abaixo seguem fotos de alguns momentos que conseguiram fluir com bom grau de satisfação, tanto por parte dos educadores quanto dos alunos, no decorrer desses dois meses de trabalho.


Exposição do filme ""Cumadre Fulorzinha" para os alunos da 2ª série (ciclo 1, ano )

Exposição do filme ""Cumadre Fulorzinha" para os alunos da 2ª série (ciclo 1, ano ) (foto 2)

Entrega dos kits Manuel Bandeira

Entrega dos kits Manuel Bandeira (foto 2)

Trabalho sobre o meio-ambiente com a 5ª série (Ciclo 3, ano 1)

Trabalho sobre o meio-ambiente com a 6ª série (Ciclo 3, ano 2)

Cordialmente,
Alzernan Elvis - Mediador de Leitura (tarde)
Escola Municipal Prof. Antônio de Brito Alves
Biblioteca Carlos Drummond de Andrade

Um comentário:

  1. Olá Elvis!
    Ficou muito interessante seu texto postado no blog, com atividades diversas realizadas na Escola Municipal Professor Antonio de Brito Alves!
    Até o encontro de formação continuada, agendado para o próximo dia 1 de julho.
    Thelma Regina

    ResponderExcluir