terça-feira, 4 de maio de 2010

III Concerto de Leitura - Escola Municipal Oswaldo Lima Filho


O Concerto de Leitura é um projeto da Professora de Biblioteca Fabíola Siqueira e da Coordenadora Pedagógica Verônica Taveira. Em sua terceira edição, conseguimos ampliar a quantidade de oficinas e escritores que tiveram encontros com os alunos. A organização do evento foi realizada pela professora Fabíola, pela Coordenadora Verônica e pelo mediador de leitura Cleonildo Júnior, assim como o acompanhamento do evento nos três turnos da escola.
O dia 20 de abril marcou a abertura nos três turnos da escola. Pela manhã, a presença da escritora Jeane Siqueira, que recebeu homenagens dos alunos e presenteou a todos com suas histórias e canções. Tivemos também o grupo de capoeira comandado por Izaquiel Júnior, oficineiro da GAC na escola. À tarde, o poeta Paulo Moura recitou poemas, falou sobre sua vida e sua relação com a leitura, além de apresentar suas produções: livros, cordeis e cds. Alem do poeta, tivemos a Banda da GAC para animar ainda mais o grupo de alunos e, novamente, o grupo de capoeira. À noite o escritor Oswaldo Pereira conquistou os alunos do EJA com histórias sobre a sua vida, sobre o Pina e sobre a famosa "Menina sem nome". Alguns alunos foram presenteados com seu livro sobre o Pina.


Encontro de Jeane Siqueira com os alunos

Poeta Paulo Moura recitando seus versos

Oswaldo Pereira e as histórias do Pina

No dia 22 de abril os alunos vivenciaram as oficinas. Pela manhã, Thelma Linhares trouxe uma oficina de poesia, Jamary (GAC) trabalhou leitura de imagens, Ana Helena chegou com contos africanos, assim como Cleonildo Júnior (mediador de leitura da Biblioteca da escola) e Fátima (GTERE). Maria Tenório (CEPOMA) fez um grupo de alunos vibrar com suas histórias de assombração. As histórias que Ilma (CEPOMA) contou fizeram tanto sucesso que ela teve que prometer que voltaria para um novo momento com os alunos. O escritor Oswaldo Pereira vibrou com as produções escritas dos alunos a partir do seu trabalho. Houve muita alegria na oficina de teatro facilitada por Jemerson Miguel. O poeta Eriberto trabalhou textos de memórias. Por fim, o poeta Marcos D'Morais ficou muito sensibilizado com as homenagens que recebeu.
O grupo da tarde viveu as mesmas expectativas do turno da manhã. Gisélia Sátiro (Núcleo de Arte da Gerência de 1º e 2º Ciclos) trabalhou a oficina Jogos Teatrais e os alunos amaram. Jaísa Farias (Núcleo de Arte da Gerência de 1º e 2º Ciclos) estimulou a leitura de imagens com desafios variados. A escritora Érika Montenegro trouxe sua produção em literatura infantil e cordel para o grupo de alunos e o resultado desse encontro foi a produção de um cordel sobre a Copa do Mundo. Kcal Gomes recebeu um grupo de alunos na Livroteca Brincante do Pina para uma oficina de contação de histórias. A escritora Isabelle Leite encantou-se com o grupo de alunos e como eles conheciam seus livros. O escritor Oswaldo Pereira trouxe histórias do Pina. Margareth Soares encantou os alunos com seu baú de histórias, fazendo da sala um ateliê. O escritor Fernando Farias com seus contos estimulou reflexões sobre a realidade, além de conquistar o grupo com seu bom humor. Irani Santana e Joana D'arc trabalharam heranças culturais da África e Gustavo Gomes trabalhou literatura afro-brasileira com os alunos.
À noite, recebemos Ana Carolina Coimbra, professora Mestra da Universidade Estadual Vale do Acaraú, que realizou uma palestra interativa sobre os costumes e a cultura dos índios Fulni-ôs.



Mediador Cleonildo Júnior com o grupo do 2º Ciclo 1º Ano-Manhã

Fátima (GTERÊ) com o grupo do 2ºCiclo 2º Ano "A"- Manhã

Poeta Marcos D'Morais na Biblioteca com os alunos

Ana Helena (Programa Manuel Bandeira) em ação

Thelma Linhares e sua oficina de poesias

Fernando Farias e seus fabulosos contos

Jaísa (Núcleo de Arte) e a leitura de imagens

Gisélia (Núcleo de Arte) e alunos: Espetáculo garantido!

Ana Carolina Coimbra e a difusão da cultura indígena com a EJA

No dia 23 de abril vivenciamos o encerramento do Concerto de Leitura. Pela manhã, os alunos falaram sobre as oficinas vivenciadas e socializaram as produções realizadas. O poeta Eriberto recitou poemas de sua autoria e de escritores conhecidos. Houve também a apresentação de uma leitura dramatizada do texto “Avoar” pela turma do 3º Ciclo 1º Ano Turma “A”.
À tarde, os alunos deram seus depoimentos sobre as oficinas, apresentaram seus produtos finais. Alguns alunos recitaram poesias, assim como a professora de Língua Portuguesa e Inglesa Ana Cláudia Medeiros, para delírio dos alunos presentes.
À noite, finalizamos o Concerto de Leitura da melhor forma: com o poeta Wellington de Melo. Os alunos do EJA leram suas produções e críticas feitas a partir dos poemas trabalhados. O poeta mostrou-se sensibilizado com o trabalho dos alunos. Através do datashow apresentou o seu site, mostrando todas as possibilidades que ele oferece e o site interpoética. Foram dias inesquecíveis!




Aluno do 2º Ciclo 1º Ano socializando suas descobertas na oficina

Caracterização para socializar experiências vividas


Leitura dramatizada do texto "Avoar"

Alunos socializando produções

As produções dos alunos da EJA

Poeta Wellington de Melo com os alunos da EJA
Abaixo, o poeta ensina a navegar em seu site.

2 comentários:

  1. Que bom que a Escola Municipal Oswaldo Lima FIlho socializou no NOSSO blog a sua III Semana de Leitura, realizada de 20 a 23/04/2010. Notícias mais detalhadas nos endereços
    http://emolf.blogspot.com/ (blog da escola) e http://culturaafronasescolas.blogspot.com/ (blog de Cleonildo Júnior - Mediador de Leitura da escola).
    Abraços para toda a comunidade escolar.

    ResponderExcluir