quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MEDIADORES/AS DE LEITURA - Retrospectiva 2009


Final do ano de 2009, do ano letivo Recife: cidade educadora. Hora de balanço, de fechar um ciclo. Nessa reflexão, percebo o grupo de Mediadores/as de Leitura da GBFL-Gerência de Biblioteca e Formação de Leitores como um dos pilares fundamentais para a realização do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores junto às bibliotecas escolares da Rede Municipal do Recife. Formado por jovens universitários/as, de diferentes graduações, fazem da diversidade, uma força a mais para que seja desenvolvido o gosto pela leitura nos/nas estudantes da capital pernambucana.

O calendário de formação continuada previu encontros quinzenais, de fevereiro a dezembro. Quase todos aconteceram no Centro de Treinamento, nos Coelhos, exceto um, que ocorreu na Escola Municipal Cristiano Donato, RPA 1, quando foi criado, coletivamente, o blog http://construindopasargada.blogspot.com/ com a mediação de Suely Bezerra da Silva e Teresa Cristina Vieira, numa parceria com a DGTEC.

Textos diversos instigaram debates e reflexões; socializações de vivências de mediação de leitura apresentadas aproximaram realidades diversas do cotidiano escolar; planejamentos de projetos didáticos elaborados em grupos ou individualmente; além da apropriação do acervo literário disponibilizado nas bibliotecas escolares e na Biblioteca Central pela GBFL foram alguns pontos nas pautas dos encontros de formação continuada dos/as Mediadores de Leitura, cuja equipe procurou trabalhar em sintonia, otimizando as metas e ações do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.

Fevereiro

04, 05 e 06/02/2009 - Três dias de formação continuada intensiva. Boas vindas para o grupo que se renovava no início do ano. Apresentação do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. Fragmento do livro A bolsa amarela, de Lygia Bojunga, texto que subsidiou reflexões e instigou discussões. Apresentação do tema do ano letivo. Produção de crachá, com o nome por cada Mediador/a de Leitura. Troca de cartas, como se fossem personagens.

16/02/2009 - Como é que se escreve? de Clarice Lispector foi o texto literário usado para essa formação, cuja produção individual foi a escrita de textos a partir de sonhos, posteriormente, usados na formação continuada.

Março

09/03/2009 – Trabalhando imagem, a partir do quadro Quarto do artista em Arles, de Van Gogh. Desenho do próprio quarto e produção de texto descritivo, a partir de elementos do desenho trocado com colega.

23/03/2009 - Diferentes gêneros textuais foram trabalhados: romance, contos, crônicas. O material utilizado ficou disponibilizado no site http://www.scribd.com/ e foi postado por Raimundo de Moraes, da Interpoética, que compôs a equipe de formadores, juntamente com Ana Angélica, Márcia Fontana, Marcos d’Morais e Thelma Regina – todos/as professores/as da Rede. Além de Everson Soares, mediador de leitura da GBFL.


Abril

13/04/2009 - O texto de Cecília Meireles, Literatura Infantil, fundamentou as reflexões e discussões. Como exercício autoral, reescrita do conto João e Maria.

27/04/2009 – A primeira carta do livro Cartas a um jovem poeta, de Rilke serviu de reflexão, debates e atividades. Essa atividade foi usada na mediação de leitura pelos/as mediadores/as nas escolas, conforme socializações futuras. Fragmentos do filme O carteiro e o poeta. O poema Ismália, de Alphonsus Guimarães foi trabalhado. Algumas Ismálias foram disponibilizadas no site www.interpoetica.com.br/hotsite/ismalias.htm


Maio

11/05/2009 - A linguagem jornalística foi trabalhada. Everson Soares resgatou atividade de mediação de leitura desenvolvida na Escola Municipal Pedro Augusto, em 2008, que foi transformada em um boletim Da lama ao caos - o Recife de Josué a Chico e disponibilizada no http://www.scribd.com/ Além de outros textos e/ou fragmentos: Homens e caranguejos, de João Cabral de Melo Neto, Manifesto do Mangue, de Chico Science e Linguagem Jornalística de Raimundo de Moraes.

25/05/2009 – O gênero epistolar foi mais uma vez trabalhado. Algumas músicas da MPB sobre o tema ilustraram essa formação. Na dinâmica texto que anda, o grupo de Mediadores/as de Leitura exercitou a escrita em texto coletivo.

Junho

08/06/2009 – A formação começou com atividade de mímica: títulos de literatura eram citados nos gestos para serem decifrados. Trabalhou-se mitos afro de origem.

22/06/2009 - O encontro foi voltado para o Projeto Férias, Vídeo e Leitura: uma gostosa aventura, realizado em mais de 50 escolas municipais, das 6 RPAs. Foi sugerido o tema Poesia e Papel é só brincar, tendo o Livro de papel, de Ricardo Azevedo, por apoio, pois o autor é muito querido pelos/as estudantes (Contos de enganar a morte) e os textos permitiriam trabalhar diferentes atividades artesanais, integrando diferentes mídias, afinal, as crianças estavam de férias...

Julho

27/07/2009 - O conto Noé, não era o único, de Magolo Cárdenas, foi trabalhado. Instigou reflexões, discussões nos grupos e os textos autorais foram socializados.

Agosto

10/08/2009 - Preparando para o 7º Festival Recifense de Literatura. Os textos A biblioteca, o jardim interior preservado, de Michele Petit, Uma visão ampla e parcial, de Milanesi e A cabeça no fundo do entulho da leitura (final), de Fernando Monteiro subsidiaram reflexões e discussões entre os/as Mediadores/as de Leitura.

7º Festival Recifense de Literatura -16 a 23/08/2009

Destaque para o Seminário Bibliotecas: liberdade, igualdade, fraternidade realizado nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto. Além das palestras realizadas no auditório do SENAI, vivências de mediação de leitura foram apresentadas na Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, na Biblioteca de Afogados e na Biblioteca da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus.

Foram oferecidas, antes e depois do Festival, algumas oficinas em parceria com o Programa Multicultural, da Secretaria de Cultura: Oficinas de Criação Literária em Poesia (1), em Prosa (1), em Livros Artesanais (2) e em Blogs Literários (2).

Setembro

14/09/2009 - O texto O fim da infância, instigou rica discussão sobre a criança e adolescência, direitos e deveres.

28/09/2009 - Utopia não, Esperança sim, de Zeneide Silva. Os textos escritos em duplas ou trios foram apresentados para todos e todas.

O encontro previsto para o dia 05 foi cancelado pois coincidia com a realização da 7ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

02 a 12/10/2009 - 7ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. A GBFL ficou responsável por um dos quatro espaços do stand da Prefeitura, nos três turnos. Para tal, organizou uma programação que constou de diferentes atividades que se somaram à programação da Bienal: contação de histórias com a participação de grupo de Mediadores/as de Leitura, socialização de experiências de mediação de leitura por professoras de biblioteca, conversas com escritores/as e poetas convidados, lançamento do caderno do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores e do livro artesanal Poemas e Prosas, produzidos nas Oficinas Literárias com Mediadores/as de Leitura durante o Festival Recifense de Literatura, em agosto passado.

26/10/2009 - Resgatando a Bienal.

Novembro

16/11/2009 – Retomou-se o tema do ano letivo - Recife, cidade educadora, com apresentação do vídeo Recife, circuito dos poetas, exibido pelo Programa Globo Comunidade e o livro de Lenice Gomes e Hugo Monteiro – Recife: cidade das pontes, dos rios, dos poetas e dos carnavais – que faz parte do kit Manuel Bandeira para os/as estudantes foi revisitado na formação. O que Recife lhe ensinou? foi a proposta da produção escrita a ser desenvolvida por todos/todas, através de qualquer gênero textual. Alguns textos escolhidos foram postados, por Raimundo de Moraes, no site www.interpoetica.com/hotsite/o_que_o_recife_lhe_ensinou.htm

30/11/2009 - Globalização foi o tema escolhido para o encontro de formação continuada desse dia. O vídeo Stand by me, com John Lennon, disponibilizado no endereço http://www.youtube.com/watch?v=O4_ghOG9JQM foi veiculado. Já a versão Stand be me, song around the world, http://www.youtube.com/watch?v=Us-TVg40ExM, por motivos técnicos, não abriu no DVD. Leitura do texto The globalizacion di Marie, de Raimundo de Moraes, premiado no concurso literário Prêmio Sesc de Contos Machado de Assis – SESC/DF/2007. Produção individual de texto a partir de dados comuns.

Dezembro

07/12/2009 - Essa formação aconteceu na Escola Municipal Cristiano Donato, quando foi criado o blog http://construindopasargada.blogspot.com Contou com a mediação de Suely Bezerra da Silva e Teresa Cristina Vieira, da DGTEC. E, nos momentos de planejamento, com a participação de Rinaldo Neres.

21/12/2009 - Foi trabalhado o tema Natal. Poemas de Manuel Bandeira e Carlos Pena Filho e fragmentos poéticos de Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto) e O baile do Menino Deus (Ronaldo Brito e Assis Lima) foram objetos de leituras dramáticas individual e/ou em grupo. Avaliação oral por cada presente, um balanço de sua mediação de leitura, desde o início até hoje, foi socializada em cada turno e acompanhada com interesse. E, no final a confraternização de final de ano, com despedida de um grupo que está concluindo o período de estágio. Uma semana de recesso... e que venha 2010!

Um comentário: