terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pasárgada em poesias

VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA
Manuel Bandeira

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

Texto extraído do livro "Bandeira a Vida Inteira", Editora Alumbramento – Rio de Janeiro, 1986, pág. 90

http://www.releituras.com/mbandeira_pasargada.asp









E SE EU, TAMBÉM, FOSSE?
Thelma Regina Siqueira Linhares

Vou-me embora pra Pasárgada
E mesmo sendo brincadeira
Vai ser fenomenal!
Pois Manuel Bandeira
Vai mostrar sua obra inteira. Em Pasárgada...

Vou-me embora pra Pasárgada.
Pois aqui há desigualdade e violência
Ainda, O Bicho homem cata lixo
Pardalzinho e Andorinha são aprisionados
Em lagoa poluída Os Sapos mal coaxam
E Enquanto a Chuva Cai
Viajando nO Trem de Ferro lotado
Teresa leva O Menino Doente para o hospital...

E como ficarei feliz
Brincando com Debussy
Na Rua do Sabão
Porquinho-da-Índia come na mão
O Cacto esconde Os Meninos Carvoeiros
E A Onda me derruba às margens dO Rio
Que parece mar de ressaca
Enquanto Irene no Céu de lá vem
Trazendo A Estrela da Manhã
Para papear com D. Janaína
Sobre a Arte de Amar ou Cotovia
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Família estruturada
Criança bem educada
Trabalho não falta não
Tem natureza preservada
Flora e fauna respeitadas
E gente feliz de montão!

E quando eu estiver triste
E a Evocação de Recife for forte
Nada vai aplacar saudade...
Nem a Paisagem Noturna
Nem O Inútil Luar
Nem O Canto de Natal
Que com certeza vou cantar...
Então, vou-me embora de Pasárgada.

Uma Viagem para Pasárgada: antologia literária. - Rio de Janeiro: Litteris Ed.. – 2009

http://thelmaregina.blogspot.com/2009/09/e-se-eu-tambem-fosse.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário