terça-feira, 5 de março de 2024

Mulheres Extraordinárias- Madalena Caramuru


 Mulheres Extraordinárias

Madalena Caramuru

 

Ilustração de Joana Lira
 

Era uma das filhas do náufrago português Diogo Álvares Correia, o Caramuru, e da índia tupinambá Paraguaçu (cujo nome cristão era Catarina do Brasil).

Em 1534, ela se casou com o português Afonso Rodrigues, que a alfabetizou. Segundo o historiador Varnhagen, o casamento foi registrado na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, uma das primeiras de Salvador. 

Depois de instruída, Madalena se manifestou em defesa do  povo diante dos portugueses. 

Em 26 de março de 1561, ela escreveu uma carta para o Padre Manuel da Nóbrega, exigindo o fim dos maus-tratos às crianças indígenas e o início da educação feminina, oferecendo ajuda financeira para que isso acontecesse. O padre, acatou suas ideias, recorrendo à rainha de Portugal, D. Catarina, para conseguir autorização, alegando que a presença feminina nos cursos de catecismo era grande, de modo que elas podiam aprender a ler e escrever. A Corte portuguesa julgou a iniciativa muito perigosa e vetou o pedido. 

Com essa correspondência, que se perdeu com o tempo, Madalena se tornou a primeira mulher a interpretar e usar o código linguístico na história do país, e também a primeira a usá-lo para lutar pela ampliação da educação.

Em 2001, os Correios emitiram um selo para homenagear o ativismo de Madalena Caramuru, com arte criada por Ricardo Cristofaro.

Apenas em meados do séc. XVIII, as meninas passaram a frequentar as escolas brasileiras, com muitas restrições. Com a Lei Geral de 1827, foi autorizada a abertura de escolas públicas femininas, garantindo os estudos primários.

Ao longo do séc. XX, as mulheres foram as principais beneficiadas pela universalização do ensino.  

 Mulheres extraordinárias como Madalena Caramuru, colocaram em prática o verdadeiro poder de ter pena, lápis ou caneta em mãos e, garantir esse direito a todos continua sendo a maneira mais efetiva de conquistar um futuro melhor.



 Bibliografia:

Souza, Duda Porto de

      Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil / Duda Porto de Souza, Aryane Cararo; ilustrações de Adriana Komura, Bárbara Malagoli, Bruna Assis Brasil, Helena Cintra, Joana Lira, Laura AthaydeLole, Veridiana Scarpelli, Yara Kono. - 3ª ed. - São Paulo: Seguinte, 2018.

Links:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Madalena_Caramuru

https://fenae.org.br/portal/data/files/FF8080811706ED20011744D39DDD3B0F/Madalena%20Caramuru.pdf 

https://www.avalara.com/br/pt/blog/2021/04/mulheres-extraordinarias---madalena-caramuru.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário