segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Mural Interativo do PMBFL – Janeiro/2010 – Férias e Lazer


Mural Interativo do PMBFL – Janeiro/2020 – Férias e Lazer



No Mural Interativo do PMBFL, exposto no hall do CAP-Centro Administrativo Pedagógico, trazemos para este mês de Janeiro o tema Férias e Lazer, uma vez que estudantes, professoras e professores da Rede Municipal de Ensino do Recife estão vivenciando esse tempo. Diversas são as opções para esse período. O que fazer nesses dias? Como vivenciar esses momentos de lazer? De descanso? 
De recarregar as baterias? 
Dias tranquilos e de reposição de energias para todas e todos são os desejos de toda equipe do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.

Apresentamos Dicas de livros. Poemas. Músicas. 
E o que mais possa corroborar nessa que é a essência 
do próprio Programa Manuel Bandeira de Formação 
de Leitores: o incentivo do letramento literário.



Dica de Livros:
Éramos Seis / Maria José Dupré
O livro do bom humor / Lailson de Holanda Cavalcanti
O dono da bola / Elias José / il Elma 
Que horas são / Guto Lins


Dica de Poema:
Férias
Ana Néres

Férias tem cheiro de quintal,
Gosto de bolo de chocolate,
Tem a forma da boneca preferida,
Ou da pipa que sumiu no céu,
Tem o tempero da comidinha esquisita,
Ou o barulho da turminha ao léu...
Férias é tempo de aprender,
Que não se pode esquecer,
O muito que já se aprendeu,
A ordem é obedecer,
Para depois poder dizer que tudo,
Tudinho mesmo, valeu!

Correr, brincar e aprontar!
Também dormir, acordar!
Almoçar, lanchar, jantar!
Pro corpo bem forte estar!

Cantar, colorir, desenhar!
Ler, escrever, estudar!
De coisas interessantes falar,
Pra cuca esperta ficar.


Dicas de Músicas:

Era Uma Vez
Kell Smith


Era uma vez,
O dia em que todo dia era bom
Delicioso gosto e o bom gosto
Das nuvens serem feitas de algodão
Dava pra ser herói
No mesmo dia em que escolhia ser vilão
E acabava tudo em lanche, um banho quente
E talvez um arranhão

Dava pra ver
A ingenuidade e a inocência cantando no tom
Milhões de mundos e universos tão reais
Quanto à nossa imaginação
Bastava um colo, um carinho
E o remédio era beijo e proteção
Tudo voltava a ser novo no outro dia
Sem muita preocupação

É que a gente quer crescer
E quando cresce, quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido. (bis)


João e Maria
Sivuca e Chico Buarque

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês
Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigada a ser feliz
E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país
Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido
Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim
Pois você sumiu no mundo
Sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário