terça-feira, 23 de abril de 2019

MIA COUTO, Dia Internacional do Livro e Dia dos Direitos de Autor


O bom dia do PMBFL traz Mia Couto como representante do Dia Internacional do Livro e Dia dos Direitos de Autor. Essa data foi instituída pela UNESCO, em 1995, homenageando três grandes escritores da Literatura Universal: o nascimento (1564) de William Shakespeare, a morte (1616) de Miguel de Cervantes e o nascimento (1899) de Vladimir Nabokov. Com a  definição dessa data, a UNESCO pretendia chamar atenção para a importância do livro, um bem cultural, e o direito da leitura para a formação cidadã de todas e todos.  
 Ao escolher Mia Couto, o PMBFL ressalta a Literatura Universal, em especial, a Literatura africana. Registrado Antônio Emílio Leite Couto, nasceu em Beira/Maçambique, em 1955, sendo o escritor africano mais publicado no exterior. Autor premiado, sua obra já está publicada em mais de 24 países e compreende gêneros literários diversos: poesias, contos, crônicas, romances. Publicou alguns livros infantis.


Contador de história. O nome Mia, adotado desde a infância, por conta de seu amor aos gatos e um pedido aos pais, para assim ser chamado...  Mia Couto escreve sobre a terra e a sua terra, especialmente. É um conhecedor da cultura local moçambicana, seus mitos e lendas tradicionais, que sempre lhe inspiram. 


Sites sobre Mia Couto:







Vídeos sobre Mia Couto:






Crédito das imagens:

miacoutoparaty-porbelpedrosa1-cke

principais-obras-de-mia-couto-1-638


Nenhum comentário:

Postar um comentário