SECRETARIA DE IMPRENSA
Alunos da rede municipal concluem pesquisas sobre bairros onde estudam
Estudantes de oito escolas da Prefeitura do Recife expuseram livros que fizeram após pesquisa feita em parceria com a Fundaj
Os estudantes da rede municipal de ensino do Recife apresentaram a conclusão da pesquisa que fizeram sobre os bairros onde estudam. O projeto Interagindo com a História do seu Bairro é fruto de uma parceria da Fundação Joaquim Nabuco com a Secretaria de Educação do Recife, através do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL). O objetivo da pesquisa iniciada em março foi construir um registro memorial da história das diferentes comunidades em que as escolas estão inseridas, utilizando diversas linguagens artísticas e literárias. Entre os bairros pesquisados estão Coque, Macaxeira, Torrões, Torreão, Pina, Jardim São Paulo e Sancho.
Durante o evento realizado na última quarta-feira, os estudantes do Ensino Fundamental expuseram os livros artesanais feitos por eles no prédio da Fundaj, em Casa Forte. "Foi um trabalho muito interessante porque envolveu pesquisa de campo e pesquisa num acervo de livros disponibilizado pela Fundaj, elaboração de textos, oficinas de confecção de livros artesanais e de fotografia, roda de conversa com historiadores para falar sobre a história do Recife e o surgimento dos bairros, entre outras atividades. Esperamos dar continuidade a essa parceria com a Fundaj", avaliou Thelma Regina Linhares, técnica pedagógica do PMBFL.
Para a professora de biblioteca da Escola Municipal Waldemar Valente, Rosália Cristina, investigar a história do bairro de Jardim São Paulo enriqueceu o conhecimento dos estudantes. "Muitas não conheciam Jardim São Paulo. E com as entrevistas que eles fizeram com moradores, principalmente nas conversas com as pessoas mais antigas da comunidade, percebemos a riqueza do lugar. Um bairro que tinha engenhos, sítios e que, ainda hoje, mantém características de sítio. Eles descobriram o porquê do Campo do Arroz ter esse nome, por exemplo", explica.
Na avaliação da coordenadora da biblioteca da Escola Municipal Nadir Colaço, Jaqueline Farias, as incursões feitas pelo bairro da Macaxeira levaram aos jovens um sentimento de pertencimento. "Conhecemos a antiga Fábrica da Macaxeira, que hoje é uma escola técnica, a associação dos moradores, fomos ao Alto do Cruzeiro e a outros lugares belíssimos. Foram momentos muito importantes para o conhecimento da comunidade e nos deram uma sensação de pertencimento. Os textos produzidos pelos alunos nesses livros artesanais que estamos expondo hoje são frutos dessas incursões".
Segundo o estudante Vandreelson Ferreira, do 9º ano da Nadir Colaço, o projeto fez com que ele e os colegas redescobrissem o bairro, com a ajuda dos professores. "Melhoramos nossa forma de interpretar texto fazendo releituras dos lugares do nosso bairro. E o que mais me chamou atenção foi a comparação dos dias atuais com o passado", revelou o aluno.
O encerramento do evento contou com a presença do presidente da Fundaj, Luiz Otávio de Melo Cavalcanti. O gestor fez questão de ressaltar a importância do projeto. "Nós vivemos tempos de globalização e de internet, mas fazer releituras através de um projeto como esse só constata nossa busca pela regionalização".
PROJETO - Os pontos principais do projeto Interagindo com a História do seu Bairro são conhecer e escrever a história dos lugares onde as escolas estão inseridas, valorizando aspectos importantes do bairro; perceber-se como sujeito histórico, atuante e participativo na sua comunidade; pesquisar personagens, manifestações culturais e religiosas do bairro, além de identificar espaços de importância histórica e cultural da comunidade.
Fotos: Luciano Ferreira/PCR
Nenhum comentário:
Postar um comentário