quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Abertura da II Mostra de Experiências Exitosas em Bibliotecas do PMBFL

Durante essa semana, 17 trabalhos realizados em bibliotecas de escolas da rede municipal do Recife estarão expostos no hall da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na rua Real da Torre, na Madalena. A 2ª Mostra Literária de Experiências Exitosas em Biblioteca foi aberta nesta segunda (23) e reúne experiências vivenciadas nos espaços de leitura, a maioria deles relacionadas a Ariano Suassuna, tema do ano letivo deste ano. Na sexta (27), todos os trabalhos serão apresentados pelos autores.
A mostra acontece no âmbito do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL). Na abertura, os alunos Leonardo Santana e Maria Eduarda de Lima, da Escola Municipal Arraial do Bom Jesus, nos Torrões, incorporaram num teatro de fantoches os personagens Rosinha e Chicó, do Auto da Compadecida, para contar a história de Ariano. De acordo com a professora Isabel Vasconcelos, há dois anos os estudantes usam o fantoche como parte de um projeto de reciclagem. "Com isso, adaptamos o projeto ao tema Ariano Suassuna. Fizemos pesquisas e criamos o texto, destacando os personagens, baseados num texto do poeta popular Antônio Carlos Damasceno", explica.
Em seguida, estudantes do 4º ano da Escola Nossa Senhora do Pilar, no bairro do Recife, representaram a cena do julgamento do Auto da Compadecida. "A gente aprendeu muito sobre Ariano. Todo mundo participou e se empenhou muito para a peça poder acontecer", afirma a aluna Paula Gabriela Barbosa. A coordenadora da biblioteca da escola, Adilza Regina, explica que várias turmas participaram do projeto. "O trabalho girou em torno de Ariano, contemplando a vida e a obra dele, bem como as músicas e estética do Movimento Armorial. Cada sala ficou responsável por uma cena", acrescenta.

A coordenadora do PMBFL, Ivana Cavalcanti, não escondeu a emoção ao ver as apresentações dos estudantes. "Esse é o resultado do trabalho que nós vivenciamos há muito tempo. É maravilhoso ver o sorriso nos olhos dos professores e das crianças", disse. Segundo Ivana, a maioria dos trabalhos foi produzida a partir dos livros de Ariano, usando também as iluminuras e outras peças plásticas e visuais ligadas à obra. "A escola Paulo Freire, enquanto espaço de formação, acolhe essa mostra com muita alegria, para destacar o belo trabalho dos professores de biblioteca", complementa a diretora Sandra Serralva.

Programa - O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores tem cerca de 310 professores desenvolvendo atividades voltadas para o incentivo à leitura nas bibliotecas escolares do Recife. A partir de 2014, com a reelaboração da Política da Rede Municipal de Ensino do Recife, o PMBFL foi reestruturado nas suas atribuições, atendendo às diferentes etapas e modalidades de ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Entre as atividades desenvolvidas estão contação de histórias, dinâmicas e oficinas de leitura, criação e apoio de projetos literários e organização de eventos culturais.

(Matéria de Fábio Araújo)
Foto de Irandi de Souza

Foto de Érica Montenegro



Nenhum comentário:

Postar um comentário