terça-feira, 27 de abril de 2010

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS NO SÍTIO - Aconteceu




(contação de histórias por Sérgio Romualdo, mediador de leitura - Pataxó Hãhãhãe)

Aconteceu no período de 19 a 23/04/2010 a Semana dos Povos Indígenas no Sítio da Trindade, parceria entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e a Fundação de Cultura Cidade do Recife. Entre as atividades, contação de histórias, com mediadores/as de leitura do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores e professoras/es da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Estudantes de Escolas Municipais participaram das diferentes atividades oferecidas.







Matérias relacionadas no site da Prefeitura do Recife:
http://www.recife.pe.gov.br/2010/04/16/pcr_promove_semana_dos_povos_indigenas_171466.php

http://www.recife.pe.gov.br/2010/04/19/alunos_da_rede_municipal_de_ensino_conhecem_de_perto_cultura_indigena_171482.php

COMUNICADO ao grupo de Mediadores/as de Leitura


Comunicamos ao grupo de Mediadores e Mediadoras de Leitura que DESCONSIDEREM O CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO postado no início do ano letivo (15 de janeiro) e referente à agenda do primeiro semestre de 2010. Assim, NÃO TEREMOS O ENCONTRO previsto para este mês de abril. As formações continuadas estão sendo pensadas em um novo formato a ser divulgado, posteriormente, para toda a Rede.
Solicitamos que seja enviado o relatório de atividades desenvolvidas até o final de abril, para o e-mail gbfleitor5@gmail.com e que alimentem o NOSSO blog, com vivências de mediação de leitura realizadas nas bibliotecas escolares.
Equipe do PMBFL

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Semana do Livro Infantil - 19 a 23/04/2010



A Semana do Livro Infantil, de 19 a 23/04/2010, promovida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer reúne várias comemorações num mesmo evento: Dia Internacional do Livro Infantil e aniversário de nascimento de Monteiro Lobato (18); aniversário de nascimento do poeta pernambucano Manuel Bandeira e 5º ano da criação do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (19), conforme notícia on line veiculada em http://www.recife.pe.gov.br/2010/04/17/
pcr_promove_semana_do_livro_infantil_171468.php

Assim, nesta semana, sempre num momento especial para a história da comunidade, algumas unidades escolares inauguram suas bibliotecas. No cronograma, abaixo, as inaugurações:
dia 19: Escola Municipal André de Melo, da Estância;
dia 20: Escola Municipal Divino Espírito Santo (Caxangá);
dia 22: Escola Municipal Professora Maria da Paz Brandão (Sancho);
dia 23: Escola Municipal Almirante Soares Dutra (Cabanga).
Na programação, também, rodas de leitura com os/as escritores/as: Lenice Gomes, Luciano Pontes e Jeane Siqueira, esta última, também professora da Rede Municipal do Recife.
Será, ainda, lançado oficialmente o 1º Festival de Leitura e Escrita da Rede Municipal do Recife e a nova fase do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.

Ainda:
III Concerto de Leitura, na Escola Municipal Oswaldo Lima Filho (Boa Viagem)

O dia de leitura na rua - 23/04/2010 – Realização da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares no Centro Público Maria Luzinete (ao lado da Escola Mércia de Albuquerque): roda de Leitura, contação de história, oficinas e recitações de Poesias, com organizadores do Interpoética. (www.interpoetica.com)

Semana do Índio no Sítio da Trindade, de 19 a 23/04/2010, numa ação conjunta da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e Fundação de Cultura da Cidade do Recife, nos três turnos: manhã, tarde e noite, para estudantes da Educação Infantil, Educação Básica e EJA. Na programação: contação de histórias indígenas, oficinas de artesanato, modelagem com argila, danças indígenas e pintura com pigmentos naturais, além da exibição de documentários e rodas de prosa, conforme notícia on line http://www.recife.pe.gov.br/2010/04/16/
pcr_promove_semana_dos_povos_indigenas_171466.php
No espaço “Sala de Reboco”, os contos indígenas ficarão sob a responsabilidade de mediadores/as de leitura do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores e de professoras da GEI-Gerência de Educação Infantil.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Programa Família no Museu - Encontro de Contos - domingo, 18 de abril de 2010



O Museu do Homem do Nordeste, da FUNDAJ, vivencia o Programa Família no Museu, sempre no 3º domingo de cada mês. Agora em abril, coincidindo com as comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil e do nascimento de Monteiro Lobato, a programação está bastante convidativa - veja o folder acima. Uma tarde inteira (das 13:00h às 17:00h) para encontros com a literatura, a criatividade, a imaginação. Entrada gratuita. Um bom programa de domingo para a família.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ano Letivo 2010: EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA: 50 AN0S D0 MCP

Ano Letivo 2010: EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA: 50 AN0S D0 MCP-Movimento de Cultura Popular
Os 50 anos do MCP-Movimento de Cultura Popular motivaram a SEEL-Secretaria de Educação, Esporte e Lazer a definir o tema deste ano letivo de 2010: Educação, Cultura e Cidadania: 50 anos do MCP. As escolas municipais deverão vivenciar o tema através de diferentes projetos didáticos, que poderão ser socializados nas formações continuadas, em seminários, em jornais escolares, em livros (artesanais ou não), em blogs e outras mídias, por todo este ano letivo.




Todo o GOM-Grupo Operacional Magistério da SEEL/PCR recebeu um exemplar do livro Movimento da Cultura Popular: impactos na sociedade pernambucana, de Letícia Rameh Barbosa, em edição especial para o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Aconteceu - Programa Manuel Bandeira / 2010 (1)

Aconteceu - PROGRAMA MANUEL BANDEIRA / 2010 (1)
O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, cumprindo calendário prévio, teve encontros de formação com os grupos de Professoras/es de Bibliotecas, dia 25/03/2010 e de Mediadores/as de Leitura, dia 29/03/2010, no CETEC / Nóbrega. Em ambos encontros, num dos horários contou com as presenças da profª Luiza (DGEFD-Diretoria Geral de Ensino e Formação Continuada) e de Conrado Falbo (coordenador do Programa Manuel Bandeira) que vieram conhecer os grupos e apresentar algumas propostas para o redirecionamento do mesmo objetivando abranger a totalidade das escolas da Rede Municipal do Recife.
(Observação: O encontro com o grupo de Mediadores/as de Leitura da manhã foi cancelado.)