sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

PMBFL: acervo literário na temática do Carnaval

O bom dia do PMBFL destaca acervo literário na temática do Carnaval. Com a aproximação desse ciclo, a temática deve ser destaque, também, na Literatura. Afinal, estamos na terra do frevo, da ciranda, do caboclinho e do maracatu.

A seguir, apresentamos as imagens dos livros e breve sinopse disponibilizada no site de cada editora. Destacamos que algumas dessas obras fizeram parte de kits de livros para estudantes do PMBFL, em anos diversos.

FREVOLINA
Frevolina é uma bonita sombrinha de frevo que, certa vez, em pleno carnaval, ficou esquecida no fundo de uma gaveta. Coitada de Frevolina! Logo ela que curtia tanto os dias de Momo... Mas, cheia de energia como o próprio frevo, ela conseguiu mudar o rumo de sua história.

LA URSA CARA FEIA
“A La Ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro”. É com essa cantiga que “La Ursa Cara Feia” invade uma rua, uma casa e um coração. Ela traz a folia pra juntinho de você. La Ursa, alegria, povo, batuque de tambor, risos, frevo, folia... Venha participar dessa festa!

AMORES EM CARNAVAIS MISTÉRIOS DOS PAPANGUS
Mariá viajou do Rio de Janeiro para Bezerros, cidade da festa dos papangus - mascarados que enchem as ruas principais, embrulhados em lençóis, coberto de dominós ou disfarçados de todas as maneiras -, em busca do grande amor de sua vida. Laurindo, menino miúdo, tinha ido para Bezerros à procura do pai, que o deixara ainda pequeno. Jacinto, homem encantando, também estava na cidade à procura de dois amores: um para enfeitar o seu destino e o outro na figura do menino que um dia abandonara.

No meio da folia, a moça e menino se fizeram amigos. Três destinos, agora, cruzados. Dias de festas, Mariá dançou com um papangu, que desapareceu em uma volta do bailado, deixando uma flor, um bilhete e o amor plantado no coração da moça. Brincando com o destino, o papangu também se enamorou. Maria e Laurindo voltavam para a pensão, quando viram um homem sentado na calçada chorando: - Por que choras no meio de tanta alegria? - Primeiro foi um filho, o medo o tomou de mim. Agora um amor, o medo o levou de mim.
O homem que brincava com o destino perdera o filho por medo e agora podia perder o amor. E foi no meio da folia dos mascarados que o pai encontrou o filho e o amor de sua vida, Mariá. Os três, agora, estavam entrelaçados. Assim é Amores em carnavais: mistério dos papangus, um conto de fada no cenário de uma festa popular. A linguagem musicada e os refrões de marchinhas carnavalescas emolduram a história que, ao sabor de risadas e lágrimas, reservou para o leitor um delicioso reencontro.

 QUEM TEM MEDO DE PAPANGU?
Seguindo a tradição poética nordestina, o livro apresenta em rimas a história de um marcante personagem daquela região: o Papangu. De forma lúdica, brincando e encantando o leitor, a autora expõe o surgimento e as aventuras dessa divertida figura folclórica, apontando sua presença em diferentes estados e regiões do país.

BUMBA NA FARRA DO BOI
Solidariedade e egoísmo, amor e ódio, o bem e o mal recheiam esta novela marcada pela aventura e suspense. Com uma fácil leitura, o autor consegue resgatar no enredo uma das mais puras e autênticas manifestações artísticas do povo do Nordeste brasileiro: o Bumba meu Boi.

ARLEQUIM DE CARNAVAL
"Arlequim de Carnaval" é uma peça teatral que mistura commedia dell’arte, teatro grego e cultura brasileira e foram musicadas por Antônio Madureira, criador do Quinteto Armorial.

Mas o verdadeiro destaque desta obra de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima é o carnaval recifense, com muito frevo e maracatu. O livro faz parte da Trilogia das Festas Brasileiras, que incluem Baile do Menino Deus e Bandeira de São João. Povoado de cantigas e referências tradicionais da cultura nordestina, o livro conta a história de Arlequim, um folião abusado que brinca com o destino de todos a sua volta. Faz o patrão de palhaço, foge da esposa como o diabo da cruz, e ainda cria mil confusões no romance entre Pierrô e Colombina.

Durante os dias do carnaval, Pierrô e Colombina se apaixonam, mas não revelam um ao outro suas verdadeiras identidades, "para não quebrar o encanto". Mas os dois amantes não resistem e pedem ajuda ao amigo Arlequim, que inventa logo uma história: diz a Pierrô que Colombina é uma rainha, e a Colombina que Pierrô é um rei. Não chega a ser uma mentira: Pierrô é o rei da dança e Colombina, a rainha de maracatu. O casal, porém, entende tudo errado e pensa viver um amor impossível, que só pode durar os três dias de carnaval.

Quando o carnaval chega ao fim, cabe ao leitor descobrir se as confusões de Arlequim conseguem unir ou separar os foliões apaixonados. Com ilustrações de Bruna Assis Brasil, Arlequim de Carnaval é um livro infantil, mas que aborda temas para todas as idades, além de ter um formato simples de peça de teatro, que pode ser encenada em qualquer lugar.

Sugestão da Professora Jeane Brasilino, da Creche Municipal João Eugênio, apresentamos o livro O RAPTO DO GALO, da atriz e escritora Fabiana Karla e ilustrações de Rosinha, ambas pernambucanas. "Em sua estreia literária, Fabiana Karla homenageia a cultura de sua terra natal, apresentando um desfile de personagens e tradições. Com a mesma leveza e humor que caracterizam seu trabalho como atriz, a autora transporta os leitores para as ruas de Recife, com seus bonecos gigantes, passistas de frevo e o batuque do maracatu. Escrito em rimas, O rapto do galo é um cordel contemporâneo enriquecido pelas ilustrações da vencedora do Jabuti e uma das selecionadas para participar da próxima Feira de Bolonha, Rosinha."

O Rapto do Galo / Fabiana Karla; ilustrações Rosinha. Rocco, 2014, 32p. ISBN: 9788562500633

Um comentário:

  1. Sugestão da Professora Jeane Brasilino, apresentamos o livro O RAPTO DO GALO, da atriz e escritora Fabiana Karla e ilustrações de Rosinha, ambas pernambucanas. "Em sua estreia literária, Fabiana Karla homenageia a cultura de sua terra natal, apresentando um desfile de personagens e tradições. Com a mesma leveza e humor que caracterizam seu trabalho como atriz, a autora transporta os leitores para as ruas de Recife, com seus bonecos gigantes, passistas de frevo e o batuque do maracatu. Escrito em rimas, O rapto do galo é um cordel contemporâneo enriquecido pelas ilustrações da vencedora do Jabuti e uma das selecionadas para participar da próxima Feira de Bolonha, Rosinha."
    O Rapto do Galo / Fabiana Karla; ilustrações Rosinha. Rocco, 2014, 32p. ISBN: 9788562500633

    ResponderExcluir