segunda-feira, 29 de agosto de 2016

TERMO DE CESSÃO DE USO

Prezadas professoras



Segue abaixo link do TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS para ser utilizado nos trabalhos que serão expostos na III Mostra Literária de Experiências Exitosas em Biblioteca.




http://www.slideshare.net/cmlua/termo-de-cesso-de-direitos-2016

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Formação do PMBFL - Mês de Agosto.


Festival Recifense de Literatura " A Letra e a Voz".

O PMBFL INFORMA:

XIV Festival Recifense de Literatura " A Letra e a Voz" começa na próxima quarta-feira (24).
Palestras, oficinas e apresentações artísticas acontecerão entre os dias 24 e 28 -
Há Letra e Há Voz na Mulher. Durante cinco dias, mesa de debates, ações formativas, recitais e Feira Literária, em várias partes do Recife, vão comprovar a afirmação do XIV Festival Recifense de Literatura “A letra e a voz”. Esse ano, ao invés de um homenageado, o Festival trará a temática feminina. As mesas acontecerão na Av. Rio Branco, de quarta a sexta-feira. Sábado e domingo, durante a Festa do Livro, o espaço também abrigará recital poético e contação de histórias. Haverá ações ainda nas Bibliotecas de Afogados, Casa Amarela e Compaz. “A Letra e a Voz” é uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura, em parceria com as Secretarias da Mulher, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e de Turismo e Lazer.
A ideia da XIV edição é oferecer o “microfone” para as mulheres, já que existe uma produção literária latente e relevante feita por elas no país, e, sobretudo, em Pernambuco. “Acreditamos que o lugar da mulher é onde ela queira estar. A programação lança um olhar sobre a literatura, mas também traz o hibridismo com outras linguagens artísticas compondo um pequeno recorte do que elas criam e da qualidade com que realizam”, explica a curadora do Festival, Rita Marize.
Serão cinco mesas temáticas. Na quarta-feira, Berenice Bento (RN), Micheliny Verunschk – (PE/SP) e Renata Pimentel (PE), discutem “Mulher, Literatura e Mercado”. Na quinta-feira, acontecerá uma “Conversa com a poesia” com Socorro Nunes (PE), Clarissa de Figueirêdo (PE) e Mariana Tabosa (PE), sob a mediação de Pedro Américo de Farias (PE). Na sequência, Silvana Menezes(PB/PE), Carol Bensimon (RS) e Mariane Bigio (PE) discutem “De quem é a escrita? Da mulher, do homem, ou da gente?”.
Na sexta-feira, a produção de jovens escritoras será vista na mesa “Literatura da hora”, com Bárbara Nunes (PE), Luna Vitrolira (PE) e Isabelly Moreira (PE), Renata Santana (PE) faz a mediação. Encerrando a programação de debates, uma conversa em que as convidadas falam das principais influências em sua criação artística e o que as consomem, as inquietam no processo criativo da escrita: Que literatura te (tu) consome(s)? A provocação será realizada por um homem: Inácio França (PE), às escritoras Ivana Arruda Leite (SP), Vitória Lima (PB) e Cida Pedrosa (PE).
No sábado, as Secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dão vez e voz às mulheres no Recital: Eu, Poeta! Com as escritoras e recitadoras: Luana Maysa Reis de Sousa (PE) e Ana Carla Lemos (PE). Completando a programação, o Recital Poético organizado por Altair Leal e a apresentação do grupo “As Severinas”, vindo do sertão de Pernambuco.
Domingo é a vez da criançada participar da contação de histórias com a Cia. Agora eu era... (PE).

Ações descentralizadas - As Bibliotecas Públicas de Afogados, Casa Amarela e o Compaz receberão as atividades formativas. Em Afogados, de quarta a sexta, acontece a oficina Contação de Histórias “Floreando aquilo que me contaram”, com Fabiana Coelho (PE). Já Casa Amarela recebe a “Oficina de Literatura de Cordel Para Crianças” com Mariane Bigio (PE). “O empoderamento feminino através do cordel”, com Susana Morais (PE) será a oficina oferecida no Compaz, sexta e sábado.
Festa do Livro - Marcando o encerramento do Festival, há 14 anos, a Festa do Livro consolida-se como uma das mais significativas feiras da programação cultural da cidade. A Avenida Rio Branco transforma-se, durante uma semana, num amplo espaço para levar o livro mais perto do público, com atividades que contribuem para a formação de novos leitores e divulgam a produção literária local.
São mais de 25 expositores, selecionados através de edital público, participando ativamente das atividades propostas pela programação geral do Festival Recifense de Literatura e de ações que eles mesmos, livreiros, sebistas e cordelistas programam para os seus estandes. Entre os destaques: lançamentos de novas edições, sessão de autógrafos dos autores, homenagem aos escritores locais, recitais poéticos e uma atenção especial ao público infanto-juvenil.
Ao longo da Avenida Rio Branco, a Prefeitura do Recife disponibiliza, para os expositores e para um público que aumenta a cada ano, uma bonita e bem produzida estrutura física para a realização da Festa do Livro. No domingo, O Recife Antigo de Coração, que abrange todo o Bairro do Recife no último domingo de cada mês, acolhe e valoriza a Festa do Livro atraindo um público de gosto variado e de todas as faixas etárias.
HORÁRIOS:
Quarta 24 e quinta 25: das 17h às 21h
Sexta 26: das 14h às 21h
Sábado 27 e domingo 28: das 9h às 21h

PROGRAMAÇÃO
CONVIDADOS
OFICINAS



segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Atividade Cultural do Mês de Agosto - UBE.

O PMBFL realizou a atividade cultural do mês de agosto na UBE, dessa vez, a parceria realizada com os Escritores que participam do momento semanal - Quarta às Quatro. Nesse evento, os Escritores reúnem-se para ler seus textos e desfrutarem de outras ações que envolvem questões literárias.
O PMBFL contou com a presença da Professora de Biblioteca Maria Helena Chaves, juntamente com 30 estudantes, que declamaram o Trem de Ferro de Manuel Bandeira. Uma parte bem emocionante para todos presentes foi a leitura das produções textuais dos estudantes em que eles puderam falar suas histórias de vida e seus sonhos.
Para a Equipe do PMBFL foi muito gratificante participar desse encontro e proporcionar aos estudantes esse contato com os Escritores Pernambucanos.










terça-feira, 16 de agosto de 2016

Brincando e Criando com o Mamulengo.

O PMBFL iniciou neste mês de agosto, um novo ciclo de atividades na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire - EFAER. Essas formações ocorrem todas terças e quintas, no horário das 07:30 às 11:30. Estamos trabalhando a temática: Brincando e Criando com o Mamulengo.
 O grupo atendido pelo PMBFL são os Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais.  
Nessa formação, os Professores estão podendo vivenciar a origem e o surgimento do Mamulengo no Brasil; entender a contribuição do teatro de bonecos para o desenvolvimento da leitura/escrita;  desenvolvimento da criatividade; concentração. Para finalizar, eles produzem seus mamulengos. Tem sido um momento de grande aprendizagem e ludicidade para todos participantes, já que estão podendo brincar e levar novos conhecimentos para as unidades de ensino.

Acervo do PMBFL.

Formadora - Célia Tenório - com sua produção.

Professoras produzindo os mamulengos.

Mamulengos feitos na Formação.

Mamulengos feitos pelas Professoras.

Formadoras do PMBFL - Thelma, Daniela e Célia.

Mamulengos.