segunda-feira, 25 de abril de 2016

Comemoração dos 10 Anos do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores - PMBFL

O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL) promoveu, na última segunda-feira (18), uma tarde de atividades culturais para comemorar seu aniversário de dez anos. O evento aconteceu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, e incluiu contação de histórias, apresentações de estudantes e exibição de vídeo com depoimentos de professores de biblioteca, gestores e alunos. 
O PMBFL desenvolve atividades de incentivo à leitura nas escolas da rede municipal de ensino do Recife. "Impossível descrever a emoção de um educador ao ver o estudante lendo e expressando o que sente a partir da leitura. É maravilhoso proporcionar essa sensação de encantamento, ternura e carinho aos alunos", afirma a coordenadora do Programa, Ivana Cavalcante. O PMBFL disponibiliza livros de diversos gêneros literários, como poemas, ficção infanto-juvenil, contos de fadas, romances, crônicas e teatro. 
A comemoração marcou também o aniversário de Manuel Bandeira, que nasceu no Recife em 19 de abril de 1886. Para a professora Thelma Regina, que atua no Programa desde 2007, o letramento literário de crianças, jovens e adultos é a própria essência do Programa. "É uma alegria imensa ver a iniciativa completar uma década, formatando novas relações afetivas com os livros de literatura e despertando nos alunos outros olhares para o belo, o simples, o cotidiano", diz. 
Após a contação de histórias, veio a hora das apresentações dos alunos do Programa com textos de Manuel Bandeira. Os estudantes da Escola Municipal Isaac Pereira da Silva, em Areias, representaram o poema "Trem de Ferro", que fala de uma viagem pelo Sertão até a cidade de Ouricuri, abordando aspectos como a natureza e o clima da região. "Gosto muito de ler a vou à biblioteca da escola toda semana. Meu livro preferido é 'Sete Histórias para Sacudir o Esqueleto", que li em casa", disse a aluna Beatriz Vitória, do 5º Ano C. Em seguida, foi a vez das crianças da Escola Municipal João Francisco de Souza, na Várzea, interpretar o poema "Os Sapos", declamado originalmente na Semana de Arte Moderna, em 1922.

PMBFL - O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores tem cerca de 250 professores desenvolvendo atividades voltadas ao incentivo à leitura nas bibliotecas escolares do Recife. Entre as atividades desenvolvidas estão contação de histórias, dinâmicas e oficinas de leitura, criação e apoio a projetos literários desenvolvidos nas escolas e organização de eventos culturais como recitais poéticos, encontros com escritor e lançamento de livros. 

Nas escolas e creches municipais, existem 193 espaços de leitura ligados ao PMBFL, sendo 118 bibliotecas, 35 salas e 40 cantinhos de leitura. Os livros ajudam os alunos a desenvolver habilidades linguísticas, enriquecer e aprimorar o vocabulário, além de incentivar o gosto pela leitura, escrita e comunicação oral, trabalhando com diferentes gêneros textuais, utilizando os mais diversos recursos e linguagens artísticas.
(Texto publicado no site da PCR/Foto:Antônio Tenório)
Estudantes da Escola Municipal Isaac Pereira - foto do site da PCR





Equipe do PMBFL




Estudantes da Escola Professor João Francisco de Souza

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Escambo de Livros - Trocando livros, colhendo ideias.

O PMBFL realizou nos dias 30 e 31 de março/16 o primeiro Escambo de Livros na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire - EFAER.
O evento foi planejado pela Equipe do PMBFL para atender ao público da Escola de Formação.
Para participar, cada pessoa trazia um livro e trocava por qualquer outro de seu interesse. Na troca, só eram válidos livros de Literatura. As pessoas que circularam pelo espaço, elogiaram bastante a inciativa. No segundo semestre, teremos uma segunda edição. Até breve!!!



Equipe do PMBFL com a Gerente Geral de Política e Formação Pedagógica - Élia Maçaira

Equipe do PMBFL

Leitora escolhendo seu título

Leitoras trocando livros


Ambientação na EFAER

Escambo de Livros - Março 2016

Leitoras felizes após realizarem suas trocas

A Contadora de Histórias Rosita encantando a todos.

"Ler  é um remédio pra alma".