quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PMBFL convite - Formação de Professores e Mediadores de Leitura

Informamos que a próxima formação do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores ocorrerá no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, conforme descrito abaixo:

DATA
TURNO
HORÁRIO
30/09/2013
Manhã
8h às 12h
Noite
18h40 às 22h
02/10/2013
Tarde
13h30 às 17h30

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Formação em contação de histórias

Realizou-se no último dia 03/09, a formação do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL) em contação de histórias, nos turnos manhã e tarde. Para a abertura desta atividade, professores de biblioteca e mediadores de leitura assistiram à apresentação do Grupo Artrelando, composto por crianças que integram a OAF (Organização de Auxílio Fraterno), orientado pelos educadores Marúcia Coelho e Marcus Souza, conforme fotos a seguir.



Após a excelente apresentação do Grupo Artrelando, o grupo da manhã ouviu histórias e realizaou algumas atividades sobre contação de histórias com a escritora Rosângela Lima.








Rosângela Lima é formada em Pedagogia pela UFPE e mestra em formação de educadores pela ISLA-Portugal. É escritora e contadora de histórias. Publicou alguns livros de literatura infantil, dentre eles: Você vai ao casamento do pato?; O aniversário do Rei; Um pomar de histórias; Entre atos e ratos; De quem é essa Casa? e um reconto de Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mal.

Já o grupo da tarde teve como formadora a escritora Socorro Miranda.




Além de escritora, Socorro Miranda é poetisa, contadora de histórias e especialista em literatura infantojuvenil. Atualmente, desenvolve oficinas literárias na seção Braille, da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Algumas de suas obras são: Louis Braille: um menina que reaprendeu a ver; Burrinha manhosa; Contando, cantando e encantando; O dente de leite; Bolinha de pelo: um cão-guia especial; e A viagem do Velho Chico.

O PMBFL agradece a todos que fizeram parte desta formação.