terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROJETO NATUREZA É ARTE

















A Biblioteca Carlos Drummond de Andrade da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, divulga o PROJETO NATUREZA É ARTE, desenvolvidos com alunos do fundamental II do turno noturno em parceria com a disciplina de ARTES, quando exploramos a fotografia artística como elemento de analise da natureza. Como referencia abordamos a obra do fotografo artístico Goiano João Caetano que conhecemos durante a SBPC.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Convite para Encontro de Bibliotecas Leitura e Contação de Histórias

Convidamos as professoras de biblioteca e mediadores de leitura que atuam no horário da manhã para participarem da mesa redonda intitulada- Entre as Páginas do Livro: a palavra e a imagem- cujos debatedores serão Luciano Pontes e Emerson Pontes.
O evento acontecerá no dia 24/10/2011 no CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas) que fica por trás da Biblioeteca Central -UFPE a partir 8:30h.
Sugerimos que aqueles que atuam em outros turnos, participem do evento, caso tenham disponibilidade.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ESCOLA EMIDIO DANTAS BARRETO































ESCOLA EMIDIO DANTAS BARRETO -SANTO AMARO






“A abelha é honrada porque trabalha não só para ela, mas para todos”.
Provérbio Grego

De há muito gostaria de ter postado os trabalhos realizados na escola Emídio Dantas Barreto no período da tarde. Finalmente estou tento essa oportunidade. Temos procurado apresentar para os nossos leitores uma espécie de valorização da pratica de ler. Ao dar relevância ao processo de compreensão dos nossos alunos, estamos percebendo que as escolhas, de determinados livros, devem atender aos seus horizontes de expectativas. Essa descoberta, muito tem nos ajudado, pois produz uma sensação de conforto, consolo para ambas as partes. Com essa constatação, as obras sugeridas por nós são cada vez mais comunicativas que instaurem distancias estéticas maiores. Os textos são multissignificativos que possibilitam a reflexão e o debate, enfim, a interação tanto com o próprio texto, quanto com os leitores. Dessa forma, a leitura pode atuar na cognição do leitor, e levá-lo a convivência particular com o mundo imagético.
Durante o mês de setembro, realizamos na referida escola, a semana da pessoa com deficiência. Um momento de descoberta, confrontos, reflexão, tanto pelo corpo discente como docente. A educação é um espaço multidisciplinar, em que os distintos campos de conhecimento se entrecruzam. O dialogo tem sido o melhor caminho para transitar. Foi essa a conclusão a que chegamos ao termino dessa semana. É pelo dialogo que conseguimos encontrar o equilíbrio entre interesses particulares e antagônicos que sustentam os nossos passos educacionais. Bem antes, desse evento, a mediação de leitura transita por inúmeros pólos: leitura, produção de textos, postura na leitura, interpretação-compreensão, além de oferecer um conhecimento de línguas. A língua escolhida foi a Brasileira de Sinais. Temos percebido o enorme entusiasmo por parte de todos que querem mergulhar na realidade outrem.


Regenilson V. Santos
Estudante de Letras e Filosofia.

Conhecendo o kit Manuel Bandeira 2011 - um convite



















Que tal postar, no nosso blog, vivências de leitura e escrita com os livros constantes do kit Manuel Bandeira 2011, destinados às turmas da Educação Infantil – Grupo III? Fica o convite...












Dez sacizinhos / Tatiana Belinky / Paulinas

“Eram seis os sacizinhos;

Um colocou brinco,

Era um brinco enferrujado,

E sobraram cinco.”












Feito carrossel / Elita Ferreira / Edições Bagaço

“COMO SERÁ O ENCONTRO

DESSE CÉU AZUL COM AS ONDAS?

SERÁ QUE O VENTO SOPRA

E O MAR ENTRA NO CÉU?”












O rato roeu a roupa / Ana Maria Machado e Claudius / Salamandra

“Ai, o rei de Roma falou

e falou de novo,

meio rouco de raiva:

-Pega o rato!

Joga a rede no rato!












E agora, vão tomar meu lugar? / Bel Linares e Alcy / Salamandra

livro de imagens

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PMBFL e a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco




O PMBFL-Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores participou ativamente da VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, realizada no período de 24/09/2011 a 02/10/2011.

No stand da Prefeitura do Recife, destaque para a SEEL-Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e da Secretaria de Cultura. A SEEL, através do PMBFL, da DGTEC e da Brinquedoteca oportunizou acolhimento aos milhares de visitantes, especialmente, aos/às estudantes das escolas da própria RMER e de outras redes - particulares, municipais e estaduais.







Uma programação diversificada foi vivenciada em todos os dias da Bienal. Contação de histórias com professoras de bibliotecas e mediadores de leitura, encontro com escritores/as, socialização de vivências de leitura na rede municipal foram opções a mais para o público presente ao evento.

























Encontro com a escritora e ilustradora Rosinha Campos, que contou histórias, falou de seu processo criativo e desenhou para uma plateia atenta e carinhosa.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer está convocando professores de biblioteca e mediadores de leitura para participarem do lançamento do Programa "Escola e MPPE - Educando para o Consumo".
O evento incluirá a apresentação da Cartilha e do game sobre consumo produzidos pelo Ministério Público de Pernambuco, além de palestras e oficina do Instituto Alana - Consumo Consciente.
Data:04 de outubro de 2011
Local: Centro de Formação Professor Paulo Freire
Horário: das 13:30 às 18:00h

domingo, 2 de outubro de 2011

PMBFL e a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

No stand da Prefeitura do Recife, sob a coordenação do PMBFL-Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, a programação prevista para o dia 02.10.2011.













02/10

domingo







Contação de História

Solange Barros


MEDIADORES

Luana Maria de Araújo Cunha (Ariovaldo: O bode expiatório)

Luan Nascimento (O homem dos Sete instrumentos e mil e uma alegria)

Emanuela Bernardino

MEDIADORES

Paulo Gustavo de Santana Dias (Meu cachorro é um elefante)

Micael Fellipe Pontes Alexandre (Ananse: Como as histórias se espalharam pelo mundo)

Ana Carla

Encontro com o escritor



Conforme site http://www.bienalpernambuco.com/02-de-outubro-domingo

10:00 Laboratório SESC de autoria - Oficina de Recitação e Recital Livre com Susana Morais (PE), no Círculo das Ideias.

10:00 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “”CONTRIBUIÇÕES SOCRÁTICAS E ESPÍRITAS PARA A EDUCAÇÃO DO SER”"LEONARDO MACHADO (PE)”, no Auditório Beberibe.

10:00 Minha história, minha vida - Casa de Frei Francisco, no Café Cultural.

10:50 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “É hora da contAÇÃO! Despertando a criança que existe em você. GLÁDIS PEDERSEN (RS)”, no Auditório Beberibe.

11:00 Secretaria de Educação - Oficina de Reciclagem: Pet Reuso – Oficineiros (SEDE/Programa Escola Aberta), no Auditório Ribeira.

11:00 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra e debate CIÊNCIA DAS RELIGIÕES – O ECUMENISMO EM BASES CIENTÍFICAS E O TRABALHO DE ANÁLISE DAS TRADUÇÕES BÍBLICAS – SEVERINO CELESTINO (PB)”, no Auditório Brum.

11:00 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “”CONFIANÇA EM FAMÍLIA – O DIÁLOGO COMO BASE DESSA RELAÇÃO”"ADEILSON SALLES (SP)”, no Auditório Beberibe.

12:00 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” Palestra e debate CIÊNCIA DAS RELIGIÕES – O ECUMENISMO EM BASES CIENTÍFICAS E O TRABALHO DE ANÁLISE DAS TRADUÇÕES BÍBLICAS – SEVERINO CELESTINO (PB)”, no Auditório Brum.

13:00 Oficina: REIVENTANDO O CONTO – Técnicas de contação de história. Com Greyce Braga – atriz e palhaça integrante da ONG Doutores da Alegria, no Círculo das Ideias.

13:30 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “”MÚSICA E RELIGIÃO”"SILVÉRIO PESSOA (PE)”, no Auditório Beberibe.

14:00 Duas em pontos - Biblioteca Cultural e Comunitária Caetés I, no Círculo das Ideias.

14:00 Secretaria de Educação - Oficina Brincadeiras de Cordel: Venha produzir sua xilogravura – Oficineiros (Escola Profª. Jandira de Andrade – Limoeiro), no Auditório Ribeira.

14:00 “Sites e revistas de literatura”, Conversa com Beliza Parente, Antonio Nunes e Cristiano Ramos, no Café Cultural.

14:10 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “Reciclando Vidas” Tião Santos (RJ)”, no Auditório Beberibe.

15:00 “A estética do frio”, Paulo Floro conversa com Vitor Ramil, no Círculo das ideias.

15:00 “Ilustração em literatura infanto juvenil”, com Emerson Pontes, no Café Cultural.

15:10 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “DEPRESSÃO EM IDOSOS”"SPENCER JÚNIOR (PE)”, no Auditório Beberibe.

16:00 “Travessia-transversalização das linguagens poéticas”, Palestra de Luís Serguilha. Mediação: Delmo Montenegro, no Círculo das Ideias.

16:00 “Buenos Aires, Brasil”, Palestra de Josivan Rodrigues, no Café Cultural.

16:00 CINE – SESC, no Auditório Ribeira.

16:20 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade”“Palestra: “A FAMÍLIA, A SOCIEDADE E AS DROGAS” Palestrante: VALCI SILVA (SP)”, no Auditório Beberibe.

17:00 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “O ESPIRITISMO ESCLARECE, no Auditório Beberibe.

17:00 “Livros extraordinários”, Palestra de Tião Santos. Mediação: Thomas Enlazador, no Círculo das Ideias.

18:00 Balanço da Bienal, no Círculo das Ideias.

18:00 Contação de Histórias e Baile dos Seres Iluminados, no stand do REleituras.

18:00 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” Momento: “ARTE, LITERATURA E ESPIRITUALIDADE” com Cristina Amaral, no Auditório Beberibe.

18:30 Conservatório Pernambucano de Música – Apresentação da Orquestra de Câmara, no Círculo das Ideias.

19:00 CINE – SESC”Literatura contemporânea (Pernambuco)” Sessão: Olhares sobre Lilith – Convidadas: Tuca Siqueira, Cida Pedrosa e Alice Gouveia, no Auditório Ribeira.


sábado, 1 de outubro de 2011

PMBFL e a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

No stand da Prefeitura do Recife, sob a coordenação do PMBFL-Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, a programação prevista para o dia 01.10.2011.










01/10

sábado

Contação de História

Eloísia Cristina Serafim

Gilvanete Freitas

MEDIADORES

Terezinha Cristina de Barros (Sou bruxa? Sou fada?)

Luana Crisitna

Josenildo Carlos Feitosa Pinto (O dragão tem um problema)

Marlon

Eloisia Cristina Serafim

MEDIADORES

Renato Ferreira (O tempo certo)

Wilma Gomes Souza (O segredo da lagartixa)




Oficina sobre a Cartilha da Secretaria de Meio Ambiente “Falando de Meio Ambiente”

Encontro com o escritor





Conforme o site http://www.bienalpernambuco.com/01-de-outubro-sabado

10:00 “Tango – Manifestação da literatura popular urbana”, com Karine Rocha e Edilza Moura, no Café Cultural.

10:00 Contação de Histórias, no stand da REleitura.

10:00 Secretaria de Saúde – Hemope – Palestra: “Doação de Sangue – Atitude faz a diferença”, no Auditório Ribeira.

10:00 Seminário “Literatura, Cidadania, Ciência e Espiritualidade” Abertura e divulgação de “O FILME DOS ESPÍRITOS”, “Momento: “”ARTE, LITERATURA E ESPIRITUALIDADE” “MERLÂNIO MAIA (PB)”, no Auditório Beberibe.

10:00 Laboratório SESC de autoria – Oficina de Recitação e Recital Livre com Susana Morais (PE), no Círculo das Ideias.

10:00 III Simpósio de Formação de Professores de Espanhol de PE, com Gonzalo Abio (UFAL) e JorgelinaTallei (Universidade Tiradentes e CEFET-MG), no Auditório Brum.

10:40 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “”CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO, ALICERCES DO ESPIRITISMO”"JOSEVAL CARNEIRO (BA)”, no Auditório Beberibe.

11:00 Saúde Bucal (Teatro de Mamulengos), no Auditório Ribeira.

11:00 Encontro da Rede Nordeste Livro, Leitura e Literatura, no Café Cultural.

11:20 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “É hora da contAÇÃO! Despertando a criança que existe em você. ADEILSON SALLES (PE)”, no Auditório Beberibe.

11:35 Seminário “Literatura, Cidadania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “”RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE – INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SER”"SEVERINO CELESTINO (PB)”, no Auditório Beberibe.

12:00 “Cadeia produtiva do livro e seus desafios” com Rodrigo Sushi, no Café Cultural.

13:00 Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco - “O lugar da Leitura na Educação Infantil: Imagem e texto no processo de aquisição da leitura”. Curadoria: Carminha Bezerra , no Círculo das Ideias.

13:30 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “”NOSSOS FILHOS SÃO ESPÍRITOS”"CARLOS PEREIRA (PE)”, no Auditório Beberibe.

14:00 “Literatura e Cinema”, com Luci Alcântara, no Café Cultural.

16:00 “Para contar histórias“, aula espetáculo com Márcia Lisboa, no Teatro Ribeira.

14:00 Duas em pontos - Biblioteca Multicultural Nascedouro, no Círculo das ideias.

14:10 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “A Importância da Linguagem Simbólica da Literatura na Educação do Ser” com Gládis Pedersen (RS), no Auditório Beberibe.

14:50 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “É hora da contAÇÃO! Despertando a criança que existe em você. Ariane Cajazeiras (CE)”, no Auditório Beberibe.

15:00 “Poesia e conhecimento” – Conversa com Lucila Nogueira e Alexandre Furtado, no Café Cultural.

15:00 “Cordel e academia: utopia?” – Maria Alice Amorim conversa com Aderaldo Luciano, no Círculo das Ideias.

15:00 Secretaria de Educação – Divulgação: A leitura e a Construção de Identidade Raciais: reflexões sobre Práticas Discursivas na Educação de Jovens e Adultos (Dissertações e Teses), no Auditório Ribeira.

15:05 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “As obras de Emmanuel e de Yvonne A. Pereira, entre os 10 melhores livros do século XX”, com “Alysson Guedes(PE)”, no Auditório Beberibe.

16:00 “Bullying e Cyberbulling” – Palestra de Maria Tereza Maldonado. Mediação: Eduardo Fonseca, no Círculo das ideias.

16:00 Antologia Pessoal – Palestra de Selma Vasconcelos e Cassio Cavalcanti – UBE, no Café Cultural.

16:15 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: J. HERCULANO PIRES – NO DIZER DE EMMANUEL: “O METRO QUE MELHOR MEDIUM KARDEC” “FRANCISCO CAJAZEIRAS (CE)”, no Auditório Beberibe.

17:00 “Cádiz, 1812: O início do longo caminho na conquista dos direitos civis e democráticos” Palestra de José Luis Ben Andrés – Mediação: Ignacio Ortega Campos , no Círculo das Ideias.

17:00 “Política de Livro e Leitura no Rio Grande do Sul e Pernambuco”, “Jeferson Asssumção (Secretário Adjunto de Cultura – RS) e Beto Silva (Secretaria Cultura – PE) Mediação: Wellington de Melo (Coordenador de Literatura / SECULT-PE), no Café Cultural.

17:00 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “”EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO NA ATUALIDADE” “ALEXANDRE SIMÃO (PE)”, no Auditório Beberibe.

17:40 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “”QUE FIZESTES DOS FILHOS QUE VOS CONFIEI?” “HUMBERTO VASCONCELOS JÚNIOR (PE)”, no Auditório Beberibe.

18:00 “Literatura e cidadania: as crônicas de Carneiro Villela” – Thiago Corrêa conversa com Anco Márcio Tenório e Fátima Lima , no Círculo das Ideias.

18:00 “Panorama do romance espanhol contemporâneo”- Darío Sánchez conversa com Germán Gullón, no Café Cultural.

18:20 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “”GÊNESE – DE MOISÉS A KARDEC”"SEVERINO CELESTINO (PB)”, no Auditório Beberibe.

19:00 “Identidades limítrofes em literatura” – Joca Reiners Terron conversa com Renata Pimentel, no Círculo das ideias.

19:00 CINE – SESC “Literatura e entre-lugares” Sessão: Nome próprio, dir. Murilo Salles (BR, 2008, FICÇÃO, 130’)”, no Auditório Ribeira.

19:10 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” “Palestra: “”TEMPO DE ESCOLHAS”"FRANCISCO CAJAZEIRAS (CE)”, no Auditório Beberibe.

20:00 “Encontro de escritores linkados do Ponto de Cultura Interpoética” – Bate papo entre Raimundo de Moraes, Maria Estela Guedes (TriploV), Luís Serguilha, Luiz Berto (Besta Fubana) e Cleyton Cabral (Cleytudo), no Círculo das Ideias.

20:00 “Maloqueiros, poetas, marginais e etc e tais” – Berimba de Jesus conversa com Fernando Chile e Valmir Jordão, no Café Cultural.

20:00 Seminário “Literatura, Cidanania, Ciência e Espiritualidade” - Momento: “ARTE, LITERATURA E ESPIRITUALIDADE”, no Auditório Beberibe.