sexta-feira, 29 de julho de 2011

FORMAÇÃO PROFESSORAS DE BIBLIOTECA

INFORMAMOS ÀS PROFESSORAS DE BIBLIOTECA
AS DATAS DO 2º MÓDULO DA FORMAÇÃO :

DATA: 04/08/2011
HORA: 14h
LOCAL: CFPPF

DATA: 04/08/2011
HORA: 19h
LOCAL: CFPPF

DATA: 05/08/2011
HORA: 08h
LOCAL: CFPPF

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Concerto de Leitura: apresentações dos alunos!

Os alunos também socializaram suas produções durante o Concerto de Leitura. Este momento aconteceu no último dia do evento. Vejam algumas fotos.







Concerto de Leitura com a parceria da UBE!

Este ano, o IV Concerto de Leitura da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho contou com a parceria na União Brasileira de Escritores (UBE) - Secção Pernambuco, na pessoa do seu Presidente, o escritor Alexandre Santos. Foi firmado um Acordo de Cooperação Cultural no início de abril.
Durante a realização do Concerto de Leitura, a UBE recebeu alunos do 4º Ciclo em sua sede para participar do "Quarta às Quatro", evento semanal na programação na instituição. E na quinta-feira, a UBE levou para a nossa escola o evento "Quinta Temática" com o tema "Literatura Fantástica", cujo público foram os alunos do EJA.









Concerto de Leitura 2011

Para a abertura do evento, que já se tornou oficial no calendário da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, tivemos as presenças de Conrado Falbo (Coordenador do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores), Alexandre Santos (escritor e Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE - Secção Pernambuco) e da dupla Luciano Pontes (escritor) e Adriana Millet (musicista), que cantaram histórias na quadra para os alunos.
Durante o evento, em sua 4ª edição, tivemos a participação de vários escritores, entre eles (seguindo a ordem das fotos): Bruno Piffardini, Luciene Freitas, Maria Amélia Almeida, Fernando Farias, Abdias Moura, Thelma Linhares, Socorro Miranda. Foram momentos maravilhosos!












FORMAÇÃO PROFESSORAS DE BIBLIOTECA JULHO/2011






O Programa Manuel Bandeira informa as datas das formações

no mês de julho/2011 para as Professoras de Biblioteca:


ATENÇÃO: Em virtude da assembléia dos professores no dia 27/07/2011 a formação das
Professoras de Biblioteca do turno da manhã será no dia 25/07/2011.


DIA: 25/07/2011
LOCAL: Centro Formação Paulo Freire
HORA: 8:00H
TURMA: Manhã

DIA: 26/07/2011
LOCAL: Centro de Formação Paulo Freire
HORA: 14:00h
TURMA: Tarde

DIA: 26/07/2011
LOCAL: Centro de Formação Paulo Freire
HORA: 19:00h
TURMA: Noite

INSCRIÇÕES



AS INSCRIÇÕES PARA A 6ª RECITATA POETA JOMARD MUNIZ DE BRITTO JÁ ESTÃO ABERTAS, COM TÉRMINO PARA O DIA 29.07.11. O OBJETIVO DO PROJETO É DIVULGAR A POESIA ATRAVÉS DE RECITAIS POÉTICOS DE AUTORES BRASILEIROS MAIORES DE 18 ANOS, CONCORRENDO DE FORMA INDIVIDUAL OU EM DUPLA COM TEXTOS DA SUA PRÓPRIA AUTORIA. OS INTERESSADOS DEVEM IR À GERÊNCIA OPERACIONAL DE LITERATURA E EDITORAÇÃO (GOLE) LOCALIZADA NA AVENIDA RIO BRANCO, 76-A,BAIRRO DO RECIFE OU MANDAR UM E-MAIL PARA festival.recitata@hotmail.com .

quarta-feira, 20 de julho de 2011

MODELO DE CURRÍCULO


Estamos postando modelo de currículo divulgado na formação dos Mediadores de Leitura do dia 10.06.2011. Este modelo pode ajudar a conseguir uma nova oportunidade
de trabalho depois do estágio como também os seus conhecidos que tenham alguma dúvida de como elaborar um currículo atrativo para o mercado de trabalho. Boa Sorte!


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Entrega do kit Manuel Bandeira






Esse espaço em que as turmas receberam o kit Manuel Bandeira é a biblioteca do Municipal do Coque antes da reforma. O kit foi entregue no mês de abril.

Biblioteca Municipal do Coque






Bom dia!
Sou a professora de biblioteca Eloisia,
tenho o imenso prazer de
compartilhar com vocês a alegria que estou sentindo ao ver o projeto da escola se concretizando: a reforma da nossa biblioteca. Não aguentei esperar até a inauguração, pois a mesma ainda está em fase de organização. Fiz questão de estar presente durante todo recesso, contando com a colaboração do professor mediador de leitura Luís Carlos e a mediadora Edinilze, juntos estamos dando o melhor de si. A nossa dirigente está muito orgulhosa de enfrentar projetos que estavam só no papel e assumir o compromisso de mudar nossa escola, porque segundo ela nós temos que trabalhar em um lugar se sentindo bem acolhido e buscar fazer o melhor como se fosse nossa casa, desta forma as professoras ficarão satisfeitas, os alunos terão sua auto-estima elevada e a escola mais harmoniosa. Curtam um pouco as fotos e aguardem, em breve, o convite de inauguração e as primeiras atividades feitas em nossa biblioteca.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Relatório


Recife 04 de julho 2011 bom dia todos. Eu me chamo Adriana Silva de Moraes sou mediadora de leitura da escola Municipal Professor Jandira Botelho Pereira da Costa e gostaria de compartilhar com todos vocês como foi a minha semana de colônia de férias, mais em primeiro lugar gostaria de fazer alguns agradecimentos; Primeiramente a deus por ter permitido a dar tudo certo no decorrer da semana ,a gerencia de biblioteca por mais esta experiência , a direção da minha escola da qual faço parte que é composta pela minha diretora Rosa Cristine Alcântara e a vice diretora Geralda Barbosa de Melo Amaral e também a todos os funcionários que dela fazem parte. Começo relatando que a experiência foi muito rica e prazerosa durante toda semana que passamos juntos eu e os alunos desde da segunda feira que juntos começamos a elaborar o nosso planejamento começando por uma sondagem do que as crianças gostaria de fazer ou brincar durante todos os dias daí adiante traçamos as nossa atividades que foram diversas desde contações de historias e claro que não poderia deixar de faltar brincadeira com livros de jogos pedagógicos, DVD musicais utilizamos também alguns filmes de contos de fada como a bela e a fera branca de neve e outros também fizemos varias visitas ao laboratório de informática com o propósito de trabalhar as historias contadas pesquisamos alguns jogos educativos.E finalmente na Sexta Feira realizamos a nossa culminância com mais brincadeiras como boliche e jogos de caça palavras bingo numérico, dama e outros.E encerramos com alguns depoimentos relatados pelas próprias crianças o que elas acharam sobre a colônia de férias se tinham algo que elas queria que mudassem ou acrescentassem e através destes relatos pude fazer uma auto avaliação sobre todo final da semana e dizer que os saldos foram muitos positivos tanto para mim como para as crianças e com todo este aprendizado gostaria de deixar uma simples mensagem para todos que fazem e faz parte da educação que mais projetos como este deveriam ser cada vez mais incentivado e que sejam sempre olhado com muito amor e carinho e encarado como algo muito serio e de plena responsabilidade por todos porque cada vez mais crianças na escola sendo ocupada , trabalhada e menos crianças deixando de ser violentada , abusada sexualmente , espancada ou seja e menos criança na rua sendo explorada.
obrigado

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Conhecendo o kit Manuel Bandeira 2011 - um convite à leitura

EJA-Educação de Jovens e Adultos - Módulo I e Modulada


A caligrafia de Dona Sofia / André Neves; ilustrações do autor. – 2. ed. (11ª edição) – São Paulo: Paulinas, 2007. (Coleção estrela)

(acervo básico FNLIJ 2007)

(...)

“Sua casa era diferente de todas as outras.

Tinha paredes decoradas de cima a baixo com...

poesias. Dona Sofia, com sua linda caligragia,

escrevia poesias por todos os cantos da casa.

havia versos na sala, no quarto, na cozinha, no

banheiro e em todos os lugares onde pudesse

deixar vivo um pedacinho de emoção.

Os anos foram passando e um belo dia

Dona Sofia percebeu que não havia mais espaço

para escrever. O que faria, então? Não queria

deixar as poesias escondidas nos livros... se ela

pudesse oferecer um verso omo quem oferece

uma flor a cada morador da cidade... Sim! Era

isso! Dona Sofia decidiu fazer cartões poéticos

decorados com flores cultivadas por ela mesma.”

(pag 10)

(...)

O bordado encantado / Edmir Perrotti; [ilustrações: Helena Alexandrino]. – 7. ed. – São Paulo: Paulinas, 2009 (Coleção lua nova. Série fadas e lendas).

(Vencedor do Prêmio Jabuti-97 categoria: ilustração Infanto-juvenil)

(Altamente recomendável pela FNLIJ 1996, na categoria criança)

(...)

“De todas as partes explodiam ahs! e ohs! da mais pura admiração.

No auge da festa, porém, aconteceu o imprevisto: um forte vento

envolveu a viúva, arrancou o bordado de suas mãos e, sem que ninguém

tivesse tempo para nada, levou-o feito pipa para além das montanhas.

Sem poder acreditar no que acontecia depois de tanto esforço

e sacrifício, a pobre mulher pôs-se a chorar, repetindo desesperada as

mesmas palavras:

- Ah, tanto trabalho, tanto trabalho e tudo em vão, mal rompe a

manhã!

(...)

Prólogo / o encontro / a busca / a montanha encantada / o retorno / epílogo

O mistério do doutor caramujo / Maria Lucia Salazar; ilustrações: Alessandra Gomes. – Recife: Bagaço, 2008.

(...)

“ – O que houve? – espantou-se a abelha. Aquilo nunca havia

Acontecido com seus fregueses.

- Estou muito triste, Zulmira – explicou a borboleta. – Imagine que,

hoje pela manhã, fui fazer uma consulta com Doutor Caramujo... e

ele disse... ele disse... que eu estou precisando fazer dieta! – E a

borboleta começou a chorar seu chorinho fino, desconsolado:-

Sniff!... sniff... liiiiiiiiiiiiiiiiii!!!....

- Doutor Caramujo? Quem é esse?

(...)

O Cantor Prisioneiro / Assis Brasil; ilustrações: Rogerio Borges. – 2. ed – São Paulo: Moderna, 2004. – (Coleção Girassol).

Foi tudo muito rápido.

Nem deu para perceber.

A atração maior e o desejo estavam ali bem perto dos seus

olhos: a polpa vermelha e cheirosa de uma goiaba.

Nem se deu conta de que a fruta não estava exatamente

numa árvore, numa goiabeira, balançando de um galho, mas

num lugar estranho, cheio de grades, aberto em cima.

No vôo rápido em que vinha, desceu célere como um raio,

pensando em saudar o primeiro fruto maduro da primavera.

(pag.5)

(...)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

LEI Nº 11.788 de 25/09/2008 (atual Lei do Estágio)

LEI Nº 11.788 DE 25/09/2008- (texto integral da Lei em vigor)

Dispõe sobre o estágio de estudantes, altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e a Lei nº 9.394, de vinte de dezembro de 1996; revoga as Leis nºs 6.494, de 7 de dezembro de 1977 e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6º da Medida Provisória nº 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

CAPÍTULO I
DA DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE ESTÁGIO

Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

§ 1º O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.
§ 2º O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Art. 2º
O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

§ 1º Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
§ 2º Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.
§ 3º As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso.

Art. 3º
O estágio, tanto na hipótese do § 1º do art. 2º desta Lei, quanto na prevista no § 2º do mesmo dispositivo, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos:

I - matrícula e freqüência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e, atestados pela instituição de ensino;
II - celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino;
III - compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso.

§ 1º O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7º desta Lei e por menção de aprovação final.
§ 2º O descumprimento de qualquer dos incisos deste artigo ou de qualquer obrigação contida no termo de compromisso caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária.

Art. 4º A realização de estágios, nos termos desta Lei, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no País, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável.

Art. 5º
As instituições de ensino e as partes cedentes de estágio podem, a seu critério, recorrer a serviços de agentes de integração públicos e privados, mediante condições acordadas em instrumento jurídico apropriado, devendo ser observada, no caso de contratação com recursos públicos, a legislação que estabelece as normas gerais de licitação.

§ 1º Cabe aos agentes de integração, como auxiliares no processo de aperfeiçoamento do instituto do estágio:

I - identificar oportunidades de estágio;
II - ajustar suas condições de realização;
III - fazer o acompanhamento administrativo;
IV - encaminhar negociação de seguros contra acidentes pessoais;
V - cadastrar os estudantes.

§ 2º É vedada a cobrança de qualquer valor dos estudantes, a título de remuneração pelos serviços referidos nos incisos deste artigo.
§ 3º Os agentes de integração serão responsabilizados civilmente se indicarem estagiários para a realização de atividades não compatíveis com a programação curricular estabelecida para cada curso, assim como estagiários matriculados em cursos ou instituições para as quais não há previsão de estágio curricular.

Art. 6º
O local de estágio pode ser selecionado a partir de cadastro de partes cedentes, organizado pelas instituições de ensino ou pelos Agentes de Integração.

CAPÍTULO II
DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Art. 7º
São obrigações das instituições de ensino, em relação aos estágios de seus educandos:

I - celebrar termo de compromisso com o educando ou com seu representante ou assistente legal, quando ele for absoluta ou relativamente incapaz, e com a parte concedente, indicando as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar;
II - avaliar as instalações da parte concedente do estágio e sua adequação à formação cultural e profissional do educando;
III - indicar professor orientador, da área a ser desenvolvida no estágio, como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário;
IV - exigir do educando a apresentação periódica, em prazo não superior a seis meses, de relatório das atividades;
V - zelar pelo cumprimento do termo de compromisso, reorientando o estagiário para outro local em caso de descumprimento de suas normas;
VI - elaborar normas complementares e instrumentos de avaliação dos estágios de seus educandos;
VII - comunicar à parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares ou acadêmicas.

Parágrafo único. O plano de atividades do estagiário, elaborado em acordo das 3 (três) partes a que se refere o inciso II do caput do art. 3º desta Lei, será incorporado ao termo de compromisso por meio de aditivos à medida que for avaliado, progressivamente, o desempenho do estudante.

Art. 8º É facultado às instituições de ensino celebrar com entes públicos e privados convênio de concessão de estágio, nos quais se explicitem o processo educativo compreendido nas atividades programadas para seus educandos e as condições de que tratam os arts. 6º a 14 desta Lei.

Parágrafo único. A celebração de convênio de concessão de estágio entre a instituição de ensino e a parte concedente não dispensa a celebração do termo de compromisso de que trata o inciso II do caput do art. 3º desta Lei.

CAPÍTULO III
DA PARTE CONCEDENTE

Art. 9º
As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, podem oferecer estágio, observadas as seguintes obrigações:

I - celebrar termo de compromisso com a instituição de ensino e o educando, zelando por seu cumprimento;
II - ofertar instalações que tenham condições de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural;
III - indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até 10 (dez) estagiários simultaneamente;
IV - contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso;
V - por ocasião do desligamento do estagiário, entregar termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho;
VI - manter à disposição da fiscalização documentos que comprovem a relação de estágio;
VII - enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de 6 (seis) meses, relatório de atividades, com vista obrigatória ao estagiário.

Parágrafo único. No caso de estágio obrigatório, a responsabilidade pela contratação do seguro de que trata o inciso IV do caput deste artigo poderá, alternativamente, ser assumida pela instituição de ensino.

CAPÍTULO IV
DO ESTAGIÁRIO

Art. 10º
A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso, ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar:

I - 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos;
II - 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.

§ 1º O estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino.
§ 2º Se a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou finais, nos períodos de avaliação a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade, segundo estipulado no termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante.

Art. 11º A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

Art. 12º O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório.

§ 1º A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, não caracteriza vínculo empregatício.
§ 2º Poderá o educando inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral de Previdência Social.

Art. 13º É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

§ 1º O recesso de que trata este artigo deverá ser remunerado, quando o estagiário receber bolsa ou outra forma de contraprestação.
§ 2º Os dias de recesso previstos neste artigo serão concedidos de maneira proporcional, nos casos de o estágio ter duração inferior a 1 (um) ano.

Art. 14º Aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio.

CAPÍTULO V
DA FISCALIZAÇÃO

Art. 15º A manutenção de estagiários em desconformidade com esta Lei caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária.

§ 1º A instituição privada ou pública que reincidir na irregularidade de que trata este artigo ficará impedida de receber estagiários por 2 (dois) anos, contados da data da decisão definitiva do processo administrativo correspondente.
§ 2º A penalidade de que trata o parágrafo 1º deste artigo limita-se à filial ou agência em que for cometida a irregularidade.

CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 16º
O termo de compromisso deverá ser firmado pelo estagiário ou com seu representante ou assistente legal e pelos representantes legais da parte concedente e da instituição de ensino, vedada a atuação dos agentes de integração a que se refere o art. 5º desta Lei como representante de qualquer das partes.

Art. 17º O número máximo de estagiários em relação ao quadro de pessoal das entidades concedentes de estágio deverá atender às seguintes proporções:

I - de 1 (um) a 5 (cinco) empregados: 1 (um) estagiário;
II - de 6 (seis) a 10 (dez) empregados: até 2 (dois) estagiários;
III - de 11 (onze) a 25 (vinte e cinco) empregados: até 5 (cinco) estagiários;
IV - acima de 25 (vinte e cinco) empregados, até 20% (vinte por cento) de estagiários.

§ 1º Para efeito desta Lei, considera-se quadro de pessoal o conjunto de trabalhadores empregados existentes no estabelecimento do estágio.
§ 2º Na hipótese de a parte concedente contar com várias filiais ou estabelecimentos, os quantitativos previstos nos incisos deste artigo serão aplicados a cada um deles.
§ 3º Quando o cálculo do percentual disposto no inciso IV do caput deste artigo resultar em fração, poderá ser arredondado para o número inteiro imediatamente superior.
§ 4º Não se aplica o disposto no caput deste artigo aos estágios de nível superior e de nível médio profissional.
§ 5º Fica assegurado às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez) das vagas oferecidas pela parte concedente do estágio.

Art. 18º A prorrogação dos estágios contratados antes do início da vigência desta Lei apenas poderá ocorrer se ajustada às suas disposições.

Art. 19º. O artigo 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 428 .........................................................................

§ 1º A validade do contrato de aprendizagem pressupõe anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, matrícula e freqüência do aprendiz na escola, caso não haja concluído o ensino médio, e inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob orientação de entidade qualificada em formação técnico- profissional metódica.

......................................................................................

§ 3º O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiência.

......................................................................................

§ 7º Nas localidades onde não houver oferta de ensino médio para o cumprimento do disposto no § 1º deste artigo, a contratação do aprendiz poderá ocorrer sem a freqüência à escola, desde que ele já tenha concluído o ensino fundamental". (NR)

Art. 20º O artigo 82 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 82. Os sistemas de ensino estabelecerão as normas de realização de estágio em sua jurisdição, observada a lei federal sobre a matéria.

Parágrafo único. (Revogado)." (NR)

Art. 21º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 22º Revogam-se as Leis nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e nº 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6º da Medida Provisória nº 2.164-41, de 24 de agosto de 2001.

Brasília, 25 de setembro de 2008; 187º da Independência e 120º da República.


LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
André Peixoto Figueiredo Lima

http://www.estagiarios.com

segunda-feira, 4 de julho de 2011

MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA de MEDIADORES/AS DE LEITURA - 01/07/2011

Na última sexta feira, 01/07/2011, aconteceu no CFEPPF-Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, o encontro de formação continuada para o grupo de Mediadores/as de Leitura do PMBFL, objetivando informações e planejamento para a colônia de férias, a ser vivenciada no período de 4 a 8 de julho, nas escolas da rede municipal e envolvendo os/as estagiários/as de todos os programas e projetos. Como não estava previsto no calendário de formação continuada já entregue, o convite foi feito através dos blogs: http://constuindopasargada.wordpress.com e http://construindopasargada.blogspot.com
Compareceram 53 mediadores/as assim distribuídos: 29 no turno da manhã e 24 no turno da tarde. Terezinha, Débora, Luiz Carlos e Leonardo socializaram vivências de leitura na manhã, enquanto Renato, Elvis e Raimunda o fizeram à tarde. Alguns entregaram o relatório mensal. Os mediadores de leitura da Escola Municipal Bola na Rede - Carla Maria (m), José Gustavo (t) e Isaias Lourenço (n) - trouxeram a proposta escrita de planejamento da colônia de férias a ser desenvolvida na escola para socialização nas memórias.
As professoras Eurídice e Maria Cláudia participaram do encontro nos dois turnos, pois estão acompanhando, também, o grupo de Mediadores/as de Leitura nas questões administrativas.
Tivemos a presença de Sthella, que já foi mediadora de leitura e de Mariana, professora e mediadora de leitura em Santa Fé (Argentina) de passagem no Recife.

pauta
PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DIRETORIA GERAL DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE PROGRAMA MANUEL BANDEIRA DE FORMAÇÃO DE LEITORES

Formação continuada

Período: 01/07/2011 (sexta-feira).

Local: Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.

Horário: Manhã / Tarde.

Público: Mediadores/as de Leitura do PMBFL.

Escolas: com bibliotecas escolares e ou salas/cantinhos de leitura.

Carga Horária: 4 Horas Aula

Objetivo geral

* Oferecer informações e orientações sobre a colônia de férias oferecida aos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife.

Objetivos específicos

- Apresentar dicas para contar bem uma história;

- Socializar vivências de leitura nas escolas;

Justificativa

A SEEL-Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da cidade do Recife promoverá uma semana de atividades recreativas, de 4 a 8 de julho, a título de colônia de férias, para os/as estudantes da rede. Os/as mediadores/as de leitura, juntamente com estagiários de outros programas e projetos da SEEL, ficarão responsáveis pelas atividades propostas, cada grupo com sua especificidade. Dessa forma, foi necessário agendar um encontro de formação continuada não previsto no calendário já entregue ao grupo de estagiários do PMBFL.

Conteúdos

- Informações e orientações sobre a colônia de férias;

- Dicas para contar bem uma história;

Formadoras:

- Ana Helena Gouveia – pedagoga, professora da Rede Municipal do Recife, técnica pedagógica da SEEL (PMBFL) e integrante do GTERÊ.

- Thelma Regina Siqueira Linhares – Licenciada em Ciências Sociais – Técnica pedagógica da SEEL (PMBFL) e autora do Livro “Imagens da Infância”.

Metodologia: Transposição Didática de Saberes ( Yves Chevallard, 1991).

Dinâmica das atividades

* Acolhimento e boas vindas;

*Contação de história;

*Retomada da formação anterior postada no blog;

*Informações e orientações sobre a colônia de férias;

* Pequeno intervalo;

* Contação de história;

* Dicas para contar bem uma história;

*Socialização de vivências em mediação de leitura;

*Avaliação padronizada do encontro.

Procedimentos de Avaliação: Escrita.

Bibliografia:

  • Ciúme em ceú azul, José Rufino dos Santos. Editora Global.
  • Quando mamãe virou um monstro, Joanna Harison. Brinque-Book.
  • Cadê você, Jamela?, Niki Daly. Edições SM.
  • Livros do kit Manuel Bandeira 2011: Oficina de bonecas da vovó Isabel, Histórias do arco da velha e Mané gostoso de Elita Ferreira e Imagens da Infância e outros poemas de Thelma Regina Siqueira Linhares. Edições Bagaço.

Poemas temáticos: brinquedos e brincadeiras infantis
Balõezinhos de Manuel Bandeira; O papagaio de Edmilson Lima; Jogo de bola de Cecília Meireles; Imagens da infância de Thelma Regina.


Músicas temáticas: brinquedos e brincadeiras infantis
João e Maria de Chico Buarque;
Bola de meia, bola de gude
de Milton Nascimento.

Galeria de fotos
(As fotos do encontro estão com a data errada, pois foram tiradas no dia 01/07/2011, sexta feira)

formadoras Ana Helena e Thelma Regina


Mediadores/as de Leitura do PMBFL

Socialização de vivências em mediação de leitura

Proposta de atividades COLÔNIA DE FÉRIAS
Escola Municipal Bola na Rede
Coordenadores: Carla Maria B. da Silva, José Gustavo de Assis Brasil e Isaias Lourenço de Souza

De início iremos começar com uma pequena apresentação do que é a colônia de férias. Iremos mostrar o que irá acontecer durante todo o período da colônia: gincanas, competições, brincadeiras culturais e reciclaveis; juntos, os mediadores de leitura irão ajudar a programar atividades.
Nesse primeiro dia iremos elaborar uma competição de caça à bandeira, onde faremos com que todos participem do seguinte modo: faremos cinco grupos com cinco crianças, onde cada grupo terá a árdua tarefa de encontrar bandeira numeradas com valores diversos. a intenção é fazer com que todos tenham convivência entre si.
E tudo isso é só o começo de muitos outros projetos que iremos elaborar durante toda a colônia de férias, entre eles o clube de leitura, oficina de recicláveis, brincadeiras culturais, oficinas de teatro, oficinas de danças, clube de caratê, entre outros.
Enfim, iremos mostrar para todos os alunos o quanto valeu a pena participar desse evento que será magnífico tanto para nós quanto para eles, esperamos mostrar todo o conteúdo de maneira clara e compreensiva, onde todos possam compreender o quanto esse trabalho tá sendo para todos.

Poemas temáticos

Balõezinhos
Manuel Bandeira

Na feira do arrabaldezinho
Um homem loquaz apregoa balõezinhos de cor:
— "O melhor divertimento para as crianças!"
Em redor dele há um ajuntamento de menininhos pobres,
Fitando com olhos muito redondos os grandes balõezinhos muito redondos.


No entanto a feira burburinha.
Vão chegando as burguesinhas pobres,
E as criadas das burguesinhas ricas,
E mulheres do povo, e as lavadeiras da redondeza.


Nas bancas de peixe,
Nas barraquinhas de cereais,
Junto às cestas de hortaliças
O tostão é regateado com acrimônia.

Os meninos pobres não vêem as ervilhas tenras,
Os tomatinhos vermelhos,
Nem as frutas,
Nem nada.

Sente-se bem que para eles ali na feira os balõezinhos de cor são a única mercadoria útil e verdadeiramente indispensável.

O vendedor infatigável apregoa:
— "O melhor divertimento para as crianças!"
E em torno do homem loquaz os menininhos pobres fazem um círculo inamovível de desejo e espanto.

http://www.oguiadacidade.com.br/portal/modules.php?name=NukePoems&func=PoemView&poemid=1772


A Boneca
Olavo Bilac

Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.

Dizia a primeira: "É minha!"
— "É minha!" a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.

Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.

Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.

E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca ...

http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/p01/p011131.htm


Imagens da infância

Thelma Regina Siqueira Linhares

Pipa no ar
Catavento na mão
Pião no chão
Boneca, casinha
Amarelinha
Pula corda
Cantigas de roda.

Imagens da infância
Na memória
Vida a fora.

http://www.usinadeletras.com.br/

Músicas temáticas
João e Maria de Chico Buarque e Sivuca

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês

Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país

Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Vem, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido

Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim
Pois você sumiu no mundo sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim?

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45140/

Bola de meia, bola de gude de Milton Nascimento

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão

Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão

E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade alegria e amor
Pois não posso
Não devo
Não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal

Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão.

http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/102443/